terça-feira, 3 de março de 2009

Adoração do Domingo

"Diz o grande enganador . . . 'o sábado é a grande questão que decidirá o destino das almas. Devemos exaltar o sábado de nossa criação. Temos feito com que seja aceito tanto pelos mundanos como pelos membros da igreja; agora a igreja precisa ser levada a unir-se ao mundo em seu apoio . . . deixar de lado a razão e o temor a Deus, e seguir o costume e a tradição". Spirit of Prophecy, vol. 4, pp. 337-338 (O Grande Conflito original de 1884).
NOTA--Trecho eliminado do moderno Grande Conflito.
"É plano de Satanás enfraquecer a fé do povo de Deus nos Testemunhos1. Em seguida segue-se o ceti­cismo com respeito a pontos vitais de nossa fé, os pilares de nossa posição2, e então dúvida quanto às Escrituras Sagradas, e então segue-se a marcha descendente para a perdição. Quando os Testemunhos, em que antes se cri­am, são postos em dúvida e a eles se renuncia3, Satanás sabe que os enganados não se deterão nisso; e ele desdobra os seus esforços até lançá-los em aberta rebelião, que se torna incurável e termina em destruição". Testimonies, vol. 4, p. 211.4.
". . . aqueles cujos corações não foram partidos por caírem sobre a rocha Cristo Jesus, não verão nem compreenderão o que é a verdade. Eles aceitarão o que agrada suas idéias, e começarão a fabricar outro funda­mento além do que foi estabelecido4. Eles se gloriarão em sua própria vaidade e estima, pensando que são capazes de remover os pilares de nossa fé, e substituí-los com pilares que inventaram5. Isso continuará a ser assim enquan­to dure o tempo". Manuscrito 28, 1890. Mensagens Escolhidas, Livro 2, p. 389.3.
"O inimigo das almas tem buscado introduzir a suposição de que uma grande reforma deveria ter lugar entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que jazem como pila­res de nossa fé, e engajar-se num processo de reorganização. Caso essa reforma devesse ter lugar, qual seria o resultado? . . . O seu fundamento seria edificado sobre a areia, e a tempestade e a tormenta arrazariam a estrutu­ra". Special Testimonies, Série B, # 7, pp. 39- 40. Outubro de 1903.
"Demasiado tarde eles vêem a verdadeira natureza de seu sábado espúrio, e o fundamento de areia sobre que têm estado edificando". Spirit of Prophecy, vol. 4, pp. 457-458.
"Após a verdade ter sido proclamada como testemunho a todas as nações, num tempo em que todo poder concebível do mal é posto em operação, quando as mentes estão confusas pelas muitas vozes clamando: 'Eis aqui o Cristo', 'Ei-lo ali', 'Esta é a verdade', 'Eu tenho uma mensagem de Deus', 'Ele me mandou grande luz', e há uma remoção dos marcos e uma tentativa de derribar os pilares de nossa fé--então um esforço mais decidido é fei­to para exaltar o falso sábado, e lançar o desprezo sobre o próprio Deus por suplantar o dia que Ele abençoou e santificou". Letter 1f, (1890). Mensagens Escolhidas, Livro 3, p. 406.5.
"Nenhum concílio de homens pode com segurança remover os princípios de Deus, e estabelecer os seus próprios. . ." Testemunhos Para Ministros, p. 384.8
"Quando os homens se desviam dos princípios da verdade, eles sempre traem os depósitos sagrados". Manuscrito 154, 22 de novembro de 1898. Man. Release é 454, p. 13.2.
"Foi-me dito que os homens empregarão toda artimanha para tornar menos destacada a diferença entre a fé dos adventistas do sétimo dia e a dos que observam o primeiro dia da semana. . . . Este não é tempo para ocul­tar as nossas cores.
"Um grupo foi apresentado perante mim sob o nome de adventistas do sétimo dia, que aconselhava que a bandeira do sinal6 que nos torna um povo distinto não deveria ser mantido tão marcantemente; pois reivindicavam que não era a melhor política para conseguir sucesso para as nossas instituições. . . . Mas o sábado do Senhor teu Deus é um sinal para revelar a diferença entre o obediente e o desobediente. Vi alguns estendendo as mãos para remover a bandeira, e obscurecer o seu significado". Manuscrito 15, (1896). Mensagens Escolhidas, Livro 2, p. 385.4.
"As pessoas do mundo tentarão induzir-nos a suavizar nossa mensagem, suprimir um de seus aspectos mais distintos. Dizem: 'Por que vocês em seus ensinos dão tanta importância ao sábado do sétimo dia? Isso parece ser sempre lançado sobre nós; poderíamos harmonizar-nos convosco se não falassem tanto sobre este ponto. . . . E tem havido uma disposição de parte de alguns de nossos obreiros para adotar essa política". Manuscript 16, (1890). Counsels to Writers and Editors, p. 94.4.
"Satanás está buscando conduzir homens em posições de confiança para buscarem a regeneração do mundo segundo planos de sua própria criação. Esses homens desejam ser reformadores, mas fracassam porque não trabalham nas linhas de Cristo". Letter 121, 15 de março de 1905. Upward Look, p. 88.8.
". . . tem havido por anos, em igrejas da fé protestante, um forte e crescente sentimento em favor de uma união baseada sobre pontos comuns de doutrina. A fim de assegurar tal união, a discussão de assuntos sobre os quais todos não estavam concordes--conquanto importantes fossem do ponto de vista bíblico--devem ser neces­sariamente evitados". O Conflito dos Séculos, p. 444.7.
"Todos quantos negligenciam a Palavra de Deus para estudarem conveniência e política, a fim de não estarem em desacordo com o mundo, serão deixados para receberem heresia perniciosa em lugar da verdade reli­giosa". Spirit of Prophecy, vol. 4, p. 346.8.
". . . votados planos departamentais . . . para criar uma imagem pública . . . colocar a salvação ao al­cance das multidões . . . realçando as verdades não controvertidas compartilhadas com toda a Cristandade"7. Review and Herald, 18 de dezembro de 1969. Voto do Concílio Outonal da Associação Geral.
"Agora e sempre devemos nos apresentar como um povo distinto e peculiar, livres de toda política mun­dana, sem envolvimento com a confederação daqueles que não têm sabedoria para discernir as reivindicações de Deus, tão plenamente estabelecidas em Sua lei. . . . Temos sido grandemente humilhados como um povo pelo curso de ação que alguns de nossos irmãos em posições de responsabilidade têm assumido ao se desviarem dos velhos marcos. Há aqueles que a fim de levarem a efeito os seus planos têm por suas palavras negado a sua fé.
Como nunca antes, precisamos ver o perigo de sermos desviados desprevenidamente da lealdade aos mandamen­tos de Deus. . . . Que o nosso povo se acautele de diminuir a importância do sábado, a fim de ligar-se aos des­crentes. Acautelem-se de desviar-se dos princípios de nossa fé fazendo com que pareça que não é errado confor­mar-se com o mundo. Que temam dar ouvidos a qualquer conselho do homem, seja qual for a sua posição8, que age contra aquilo que Deus tem operado a fim de guardar o Seu povo do mundo". Letter to the Comittee of the General Association [Carta à Comissão da Associação Geral], 6 de julho de 1902. Battle Creek Letters [Cartas de Battle Creek], pp. 52-53.
". . . representações de coisas existentes no tempo presente têm passado perante mim. Tenho visto homens que foram colocados em posições de confiança como sentinelas, moldando e adaptando a obra em suas associações e instituições segundo a política mundana, que Deus condena"9. Special Testimonies, Série B, ã2, p. 24.5. Junho, 1904.
"Nada neste mundo é tão caro ao coração de Deus como a Sua igreja. Ele observa cada ação dos mem­bros. Não é Sua vontade que política mundana corrompa o seu registro como um representante do Céu. Nada o­fende tanto o coração de Cristo como o dano causado àqueles para os quais morreu para salvar. O Seu coração de amor é ofendido quando o coxo é desviado do caminho devido aos tortuosos caminhos feitos por outros". Review and Herald, vol. 5, p. 385.9. 9 de janeiro de 1908.
"Na observância do domingo os mandamentos dos homens são tornados supremos. A autoridade hu­mana10 e as pretensões da igreja são apresentadas como a Palavra de Deus, à qual todos devem inclinar-se. Caso o fizéssemos, seríamos co-obreiros do homem do pecado, que ensinou a mudar os tempos e as leis, e que exaltou-se acima de Deus e de tudo que está escrito na Palavra de Deus". Letter 8, (1895). Manuscript Release # 1002, p. 11.1.
"Há necessidade de uma reforma do sábado entre nós, que professamos observar o santo dia de repouso de Deus. . . . O Senhor tem uma controvérsia11 com o Seu professo povo nestes últimos dias. Nessa controvérsia os homens em posições de responsabilidade seguirão um rumo diretamente oposto àquele seguido por Neemias. Eles não somente ignorarão e desprezarão o sábado, mas tentarão impedir outros de observá-lo sepultando-o sob o refugo do costume e tradição. Em igrejas e em grandes reuniões ao ar livre, ministros insistirão com o povo quan­to à necessidade de observar o primeiro dia da semana". Review and Herald, vol. 1, p. 405.8. 18 de março de 1884.
"Homens em posições de responsabilidade não somente ignorarão e desprezarão o sábado, mas do púlpito sagrado insistirão com as pessoas quanto à observância do primeiro dia da semana, apelando à tradição e ao cos­tume em benefício dessa instituição de feitura humana". Southern Watchman, 28 de junho de 1904.
"Há um espírito de mundanismo em operação na igreja, que está se valendo de toda oportunidade para tornar nula a lei de Deus. . ." Sobre as Visões de Ezequiel, 4 de julho, 1906. Brisbin Book, p. 28.8.
"Quando a lei de Deus está sendo tornada sem valor, quando o Seu nome é desonrado, quando é conside­rado desleal às leis da terra observar o sétimo dia como o sábado, quando lobos em vestes de cordeiro, mediante a cegueira da mente e a dureza de coração, estão buscando compelir a consciência12, renunciaremos a nossa lealda­de a Deus13? Não, não . . . . O zelo daqueles que obedecem ao Senhor será aumentado segundo o mundo e a igre­ja se unam para tornar sem valor a lei"14. Manuscrito 15, 1896). Manuscript Release # 1010, p. 13.5.
"Cristo fala da igreja sobre a qual Satanás preside como a sinagoga de Satanás. Os seus membros são filhos da desobediência. Eles são os que escolhem o pecado, que se empenham para tornar sem valor a santa lei de Deus". Review and Herald, vol. 4, p. 243.6. 4 de dezembro de 1900.
"Pensais que aqueles que adoram perante os pés de Satanás (a sinagoga de Satanás que declaram que são judeus e não o são, mas mentem . . . Apocalipse 3:9), serão finalmente salvos. Aqui devo discordar de vós; pois Deus me mostrou que essa classe era de professos adventistas que tropeçaram, e 'crucificaram para si mesmos o Filho de Deus novamente, e O puseram em aberta vergonha'". A Word to the Little Flock [Uma Palavra ao Pe­queno Rebanho], p. 12.4. 12 de abril de 1847.
"Aqueles que rejeitam a lei de Deus crucificam novamente o Filho de Deus. . . . A eles será dito, 'nunca vos conheci: apartai-vos de Mim'15". Review and Herald, vol. 4, pp. 148-149, 30 de janeiro de 1900.
"Quando aqueles que têm tido abundância de luz lançam de si a restrição que a Palavra de Deus impõe e tornam nula a Sua lei, outros vêm ocupar os seus lugares e tomam as suas coroas"16. Review and Herald, vol. 3, p. 473.6. 15 de junho de 1897.
"O inimigo sabe que se a igreja pode ser controlada por determinações políticasA, se ela pode ser levada a se unir ao mundoB, virtualmente reconhece-o como o seu cabeça. Então a autoridade dos mandamentos de feitu­ra humana operarão para opor a regra do governo do Céu. Sob a liderança de Satanás, os homens porão de lado as justas, santos ordenanças de Deus com respeito ao sábado". --Signs of the Times, vol. 4, p. 77.6. 22 de no­vembro de 1899.
A.--"Temos chegado a um tempo em que a sagrada obra de Deus é representada pelos pés da imagem em que o ferro estava misturado com o barro de oleiro. . . . A mistura dos assuntos eclesiásticos com os do Estado é representada pelo ferro e o barro. Essa união está enfraquecendo todo o poder das igrejas. Investir assim a igreja com o poder do Estado trará mau resultados. Os homens têm quase passado do ponto de perdão. Investiram o seu poder em política, e se uniram ao papado". Manuscrito 63, (1899). S.D.A. Bible Commentary, vol. 4, pp. 1168-1169.
B.--"Os professos seguidores de Cristo não mais são um povo separado e peculiar. A linha de demarca­ção é indistinta. As pessoas estão se subordinando ao mundo, suas práticas, seus costumes, seu egoísmo. A igreja foi ao mundo na transgressão da lei, quando o mundo deveria vir à igreja em obediência à lei. Diariamente a igre­ja está se convertendo ao mundo". Parábolas de Jesus, pp. 315-316 (1900).
"A igreja admitiu o mundo em sua comunhão, e tem dedicado suas afeições aos inimigos da santidade. A igreja e o mundo estão sobre o mesmo terreno em transgressão da lei de Deus. A igreja prefere assimilar o mun­do, em lugar de separar-se de seus costumes e vaidades". Manuscrito 44, p. 19 (1900).
". . . e disse-me: Viste, filho do homem? verás ainda abominações maiores do que estas. E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor, e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o Oriente; e eles adora­vam o sol virados para o Oriente".19 Ezequiel 8:15-16.
"A comissão executiva desta assembléia terá o número de 25. . ." Boletim da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia de 1901, p. 379, col. 1, par. 2, sec. 1, art. 4.
"Homens ímpios e a igreja se harmonizam nesse ódio contra a lei de Deus, e então a crise vem"20. Revi­ew and Herald, vol. 3, p. 473.8, 15 de junho de 1897.
"A Palavra de Deus claramente afirma que Sua lei será desprezada e espezinhada pelo mundo; haverá uma extraordinária supremacia da iniquidade. O professo mundo cristão formará uma confederação com o homem do pecado, e a igreja e o mundo estarão em corrupta harmonia"21. Letter B3, p. 4 (1890).
"Aqueles que se estão unindo com o mundo estão recebendo o molde mundano e preparando-se para a marca da besta"22. Testimonies, vol. 5, p. 216.4.
"Não está distante o tempo em que a prova virá para cada alma. A marca da besta será instada sobre nós. Aqueles que, passo a passo, submeteram-se às exigências mundanas e se conformaram com os costumes munda­nos23 não acharão difícil submeter-se às autoridades superiores, antes que se sujeitarem ao desprezo, insultos, ameaça de prisão e morte. A disputa é entre os mandamentos de Deus e os mandamentos dos homens. Neste tem­po, o ouro será separado da escória na igreja. . . . A voz da fiel sentinela será ouvida: 'Saí do meio dela, não toqueis nada imundo; saí do meio dela; sede puros vós que levais os vasos do Senhor. A igreja não pode medir-se pelo mundo, nem pela opinião dos homens, nem pelo que outrora foi. . . . A igreja será pesada nas balanças do santuário. Se o seu caráter moral e estado espiritual não corresponderem ao benefícios e bênçãos que Deus lhe tem conferido, ela será achada em falta". Testimonies, vol. 5, pp. 81-83.
"Foi-me então mostrada uma companhia que gemia em agonia. Sobre suas vestes estava escrito em gran­des caracteres: 'Pesado fostes na balança e achado em falta'. Perguntei que grupo era aquele. O anjo disse: 'Es­ses são os que outrora observaram o sábado e a ele renunciaram". Primeiros Escritos, p. 37.3
"Minha alma está muito triste ao ver quão rapidamente alguns que tinham desfrutado a luz e a verdade aceitarão os enganos de Satanás. . . . Quando os homens se afastam dos marcos que o Senhor estabeleceu, para que possamos compreender nossa posição como assinalada na profecia, eles irão não sabem para onde24. . . . E se os homens e mulheres que têm o conhecimento da verdade estão tão separados de Cristo e de Sua justiça, é porque eles não se aprofundaram nas minas da verdade.
"A rebelião e a apostasia estão no próprio ar que respiramos. Seremos afetados por isso, a menos que pela fé coloquemos nossas almas desajudadas na dependência de Cristo. . . . Aqueles que apostatam estão ex­pressando as palavras do dragão. . . . Deus tem permitido que apostasias tenham lugar a fim de mostrar quão pouca dependência pode ser colocada sobre o homem". Letter 1 (1897), p. 2. Manuscript Release # 454, p. 9.5.
'A apostasia...
"Os homens que ultimamente apostataram dizem que o sábado não tem tanta importância. Não faz dife­rença se o guardamos ou não guardamos". Manuscript Release # 454, p. 5.8.
"Uma igreja apóstata se unirá com os poderes da Terra e do inferno para aporem sobre a testa ou a mão, a marca da besta, e prevalecer sobre os filhos de Deus para adorar a besta e sua imagem. Eles buscarão compeli-los a renunciarem a sua aliança com a lei de Deus, e prestar homenagem ao papado. Então chegará o tempo em que as almas dos homens serão tentadas; pois a confederação de apostasia26 requererá que os fiéis súditos de Deus renunciem à lei de Jeová e repudiem à verdade de Sua palavra. Então o ouro será separado da escória. . . . Cada um que não está centralizado em Cristo falhará em passar pela prova e angústia daquele dia. . . . E receberá a marca da apostasia na testa ou na mão". Review and Herald, vol. 2, pp. 609-610, 8 de novembro de 1892.
"Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel. Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Se­nhor Jeová: Ai dos pastores de Israel. . . . Acaso não vos basta pastar o bom pasto, senão que pisais o resto de vossos pastos a vossos pés? e beber as profundas águas, senão que enlameais o resto com os vossos pés?Ezequiel 34: 1, 18.
"Perguntei que grupo era aquele. O anjo disse: 'Esses são os que outrora observaram o sábado e a ele renunciaram'. Vi que eles haviam bebido de profundas águas, e enlameado o resto com os seus pés-- espezi­nhando o sábado. . ." Primeiros Escritos, p. 37.3
"E quanto às Minhas ovelhas elas pastam o que foi pisado com os vossos pés, e bebem o que tem sido turvado com os vossos pés". Ezequiel 34:19.
"Não precisamos nos surpreender com nada que possa ter lugar agora. Não temos que nos admirar com o desenvolvimento do horror. Aqueles que espezinham com seus pés imundos a lei de Deus, têm o mesmo espírito como o dos homens que insultaram e traíram a Jesus. Sem qualquer peso de consciência eles praticarão os atos de seu pai, o diabo". Manuscrito 40 (1897). Mensagens Escolhidas, Livro 3, p. 416.4.
"Sabemos que adventistas não consagrados, que têm um conhecimento da verdade, mas que se ligaram com os mundanos, se afastarão inteiramente da fé, dando ouvido a espíritos sedutores. O inimigo alegremente lhes oferecerá encantamentos para levá-los a levarem a cabo uma guerra contra o povo de Deus". Letter 127, 1 de julho de 1903, p. 5. Manuscript Release # 454, pp. 18-19.
"Vi que Deus tinha filhos que não vêem e guardam o sábado. Eles não rejeitaram a luz sobre si. E no início do (pequeno) tempo de angústia27, estávamos cheios com o Espírito Santo ao irmos adiante e proclamáva­mos o sábado mais completamente. Isso irava a igreja e os adventistas nominais, e eles não podiam refutar a ver­dade do sábado. E nesse tempo, os escolhidos de Deus viam todos claramente que tínhamos a verdade, e saíram e resistiram à perseguição conosco". A Word to the Little Flock [Uma Palavra ao Pequeno Rebanho], p. 19.3 (Ver­são modificada em Primeiros Escritos, p. 33.7).
"Naquela noite sonhei que estava em Battle Creek olhando para fora através da janela lateral de vidro e vi um grupo marchando em direção à casa de dois em dois. Eles tinham uma aparência severa e determinada. Eu os conhecia bem e volvi-me para abrir a porta de entrada para recebê-los, mas pensei que poderia olhar novamen­te. A cena havia mudado. O grupo agora tinha a aparência de uma procissão católica. Um portava na mão uma cruz, e outro uma vara. E ao se aproximarem, o que trazia a vara fez um círculo em torno da casa, dizendo três vezes: 'Esta casa está proscrita28. Os bens precisam ser confiscados. Eles falaram contra a nossa santa ordem'. O terror dominou-me, e corri pela casa, para fora pela porta norte, e achei-me no meio de um grupo, alguns dos quais eu conhecia, mas não ousava falar uma palavra para eles por temor de ser traída". Testimonies, vol. 1, p. 578.1.
"Ao aproximar-se a tempestade, uma vasta multidão que professa fé na mensagem do terceiro anjo, mas que não se tem santificado mediante obediência à verdade29, abandona sua posição e une-se às fileiras da oposi­ção. Unindo-se com o mundo e participando de seu espírito, eles chegaram a ver as questões quase sob a mesma luz; e quando a prova lhes sobreveio, estão preparados para escolher o lado fácil, popular. Homens de talento e agradável discurso, que outrora se regozijaram na verdade, empregarão sua capacidade para enganar e desviar almas. Tornam-se os mais implacáveis inimigos de seus antigos irmãos". O Conflito dos Séculos, p. 608.5.
"Homens de posição e reputação unir-se-ão com os iníquos e os vis para tomarem conselho contra o povo de Deus. Riqueza, gênio, educação se combinarão para cobri-los de desprezo. Governantes perseguidores, minis­tros, e membros da igreja conspirarão contra eles. Pela voz e pela pena, por lisonja, ameaças e ridicularia eles buscarão vencer sua fé. Por falsas representações e irados apelos despertarão as paixões do povo". Testimonies, vol. 5, p. 450.7.
"Jesus disse: 'Eis que vos envio profetas, e sábios, e escribas: e alguns deles matareis e crucificareis; e alguns deles açoitareis em vossas sinagogas, e perseguireis de cidade em cidade'. Esta profecia foi literalmente cumprida pelos judeus em seu tratamento de Cristo e dos mensageiros a quem Deus lhes enviou. Irão os homens nestes dias finais seguir o exemplo daqueles a quem Cristo condenou?
"A essas terríveis predições eles ainda não deram ainda pleno cumprimento; mas se Deus poupar a vida deles, e nutrirem o mesmo espírito que assinalou o seu curso de ação tanto antes como após a assembléia de Mi­neápolis, (a Associação Geral rejeitou a mensagem de 1888)30 eles preencherão completamente os atos todos da­queles a quem Cristo condenou quando estava sobre a Terra". Testemunhos Para Ministros, p. 79.5.
"Em 1888 a direção da Igreja Adventista fez uma volta para cima na pré-sessão ministerial de Mineápo­lis. . . . e a igreja não tem sido a mesma desde então. . . . O concílio de ministros de 1985 segue na tradição de 1888". Ministry Magazine, p. 22, Novembro de 1984.
"'Pois eles vos entregarão aos conselhos, e eles vos açoitarão em suas sinagogas'. Isso não significa sim­plesmente que sereis açoitados nas sinagogas com a língua, como muitos de vós hoje sois nos púlpitos da terra, mas que os homens que fazem elevadas profissões vos tratarão com violência". Review and Herald, vol. 2, p. 563.9, 26 de abril de 1892.
"Muitos tropeçam e caem, apostatando da fé que outrora advogaram31. Aqueles que apostatam em tempo de prova irão, para garantir sua própria segurança, dar falso testemunho, e trair os seus irmãos. Cristo nos tem advertido disso, de que podemos não nos surpreender quanto às atitudes desnaturais e cruéis daqueles que rejeitam a luz". O Desejado de Todas as Nações, p. 630.
"Ao eliminarem toda restrição, e tornarem sem efeito a Sua lei, e estabelecerem sua própria lei perverti­da, e tentarem forçar as consciências daqueles que honram a Deus e guardam os Seus mandamentos para espezi­nharem a lei sob os seus pés, os homens descobrirão que a ternura de que zombaram estará esgotada". Manus­crito 40, 1897. Mensagens Escolhidas, livro 3, p. 417.5.
"Quando Cristo vem para tomar vingança sobre aqueles que educaram e treinaram as pessoas para espe­zinharem o sábado de Deus, para derribarem o Seu memorial, e esmagarem com os pés as Suas verdes pastagens, lamentações serão em vão. Aqueles que confiaram nos falsos pastores para pesquisarem por si mesmos a Palavra de Deus, e descobriram que Deus julgará cada homem que teve a verdade e volveram-se da luz porque esta en­volvia a negação-própria e a cruz. Rochas e montanhas não podem escondê-los da indignação Daquele que que Se assenta no trono e da ira do Cordeiro". Letter 86, (1900), pp. 10-11. Manuscript Release # 476, p. 9.3.
"(Ezequiel 9:5-6). Aqui vemos que a igreja--o santuário do Senhor--foi a primeira a sentir o golpe da ira de Deus. Os antigos, aqueles a quem Deus concedeu grande luz e que se postaram como guardiães dos interesses espirituais do povo, HAVIAM TRAÍDO O SEU DEPÓSITO". Testimonies, vol. 5, P. 211.4.
--NOTAS--
#1. "Os homens podem armar esquema após esquema, e o inimigo buscará seduzir almas da verdade, mas todos quantos crêem que o Senhor tem falado mediante a Irmã White, e tem lhe dado mensagens, estarão seguros dos muitos enganos que sobrevirão nestes últimos dias". Letter 50 (1906). Mensagens Escolhidas, Livro 3, pp. 82-83.
#2. "O inimigo porá tudo em operação para desarraigar a confiança dos crentes nos pilares de nossa fé nas mensagens do passado, que nos tem situado na elevada plataforma da verdade eterna, e que tem estabeleci­do e dado caráter à obra". Manuscript 28, (1890). Mensagens Escolhidas, Livro 2, p. 388.7.
#3. "Uma coisa é certa: Aqueles adventistas do sétimo dia que tomam posição sob a bandeira de Sa­tanás primeiro renunciarãáo a fé nas advertências e reprovações contidas nos Testemunhos do Espírito de Deus". Letter 156 (1903). Mensagens Escolhidas, Livro 3, p. 84.6.
#4. "Os homens podem supor que encontraram uma nova maneira e que podem lançar um novo fundamento além do que foi estabelecido. Mas este é um grande engano. Outro fundamento não podem nenhum homem lançar além do que foi estabelecido". Testimonies, vol. 8, p. 297.2.
#5. "Como um povo, devemos permanecer firmes sobre a plataforma da verdade eterna que tem re­sistido o teste e a prova. Devemos firmar-nos nos seguros pilares de nossa fé. Os princípios da verdade que Deus nos tem revelado são nosso verdadeiro fundamento. Eles nos tem feito o que somos. A passagem do tempo não tem diminuído o seu valor. É o constante esforço do inimigo remover essas verdades de seu lugar, e pôr em seu lugar teorias espúrias. Ele trará tudo quanto possível que puder para levar avante seus desígnios enganosos". --Special Testimonies, Série B, #2, p. 51.5.
#6. "Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados: porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica".(êxodo 31:13, cf. Ezequiel 20:12,20).
#7. "Aqueles que em sua sabedoria humana tentam ocultar as características peculiares que distin­guem o povo de Deus do mundo perderão sua vida espiritual e não mais serão sustido por Seu poder". Testimo­nies, vol. 6, pp. 250.9.
#8. "Que esses homens devessem permanecer num lugar sagrado para serem a voz de Deus ao povo, como outrora críamos ser o caso da Associação Geral, o que é fato passado". Boletim da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, p. 25, 3 de abril de 1901.
#9. "O Mestre celestial indagou: "Que engano mais poderoso pode iludir a mente do que a pretensão de que estais edificando o fundamento certo e que Deus aceita vossas obras, quando em realidade estais pondo em operação muitas coisas segundo a política mundana e estais pecando contra Jeová? Ó, é um grande engano, uma fascinante ilusão, que toma posse das mentes. . ." Testimonies, vol. 8, p. 249.8.
#10. "Enquanto confiarem na guia da autoridade humana, nenhum virá a um conhecimento salvador da verdade". O Desejado de Todas as Nações, p. 141.
#11. "Deus tem uma controvérsia com aqueles que aceitam as falácias do grande apóstata, que estão preparados para adaptar-se a toda classe no mundo cristão, e que descartam a lei de Deus, pronunciada pela Inspi­ração para ser 'santa, e justa, e boa'". Review and Herald, vol. 4, p. 148.6.
#12. "Aqueles que buscam obrigar os homens a observarem uma instituição do papado, e espezinha­rem a autoridade de Deus, estão realizando uma obra semelhante àquela dos líderes judaicos. . ."Testimonies, vol. 5, p. 713.7.
#13. "O quê?! Devem os adventistas do sétimo dia afrouxar sua devoção quando todas as suas capaci­dades e faculdades deviam ser colocadas ao lado do Senhor; quando um testemunho inabalável, nobre e elevado deveria proceder de seus lábios? . . . Quando a lei de Deus é ridicularizada e posta sob o maior desprezo, então é tempo para que todo verdadeiro seguidor de Cristo, aqueles cujos corações foram entregues a Deus, e que estão determinados a obedecerem a Deus, erguer-se sem vacilação pela fé uma vez entregue aos santos". S.D.A. Bible Commentary, vol. 7, pp. 981-982.
#14. "A maior luz e bênção que Deus nos tem concedido não é garantia contra transgressão e aposta­sia neste últimos dias". Manuscript 139 (1903), p. 12. Manuscript Release # 454, p. 19.3.
#15. "E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E Ele res­pondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço". "Quando o pai de família se levantar e cerrar a por­ta, e começardes a estar de fora, e a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo Ele, vos disser: Não sei donde vós sois. . . . Digo-vos que não sei donde vós sois; apartai-vos de Mim, vós todos os que praticais a iniquidade".Mateus 25:11-12; Lucas 13:25, 27.
#16. "Mas, ó que triste quadro! aqueles que não se submetem à influência do Espírito Santo em breve perderão as bênçãos recebidas quando reconhecem o erro como sendo do Céu. . . . Ele removerá o Seu Espírito Santo da igreja, e o dará a outros que O apreciarão". Review and Herald, vol. 3, p. 273.3. 16 de julho de 1895.
"O Senhor suscitará homens para darem a mensagem da verdade ao mundo e a Seu povo. Se aqueles em posições de responsabilidade não avançarem nas providências de Deus que se abrem, trazendo uma mensagem apropriada para este tempo, as palavras de advertência serão dadas a outros que serão fiéis a seu depósito". Tes­timonies on Sabbath School Work, p. 56.3.
#17. "Aqueles que recebem a pura marca da verdade, neles aposta pelo poder do Espírito Santo, re­presentada por uma marca feita pelo homem em roupas de linho, são os que 'suspiram e gemem por todas as abominações que se praticam' na igreja". Testimonies, vol. 3, p. 267.4.
#18. "Eu indago àqueles em posições de responsabilidade em Battle Creek [sede da Associação Geral na época], O que estais fazendo? Tendes volvido as costas e não vossos rostos para o Senhor". Testemunhos Para Ministros, p. 89.7.
#19. "Esses homens do Velho Testamento falavam de coisas que transpiravam em seus dias, e Daniel, Isaías e Ezequiel não somente falavam de coisas que lhes dizia respeito como verdade presente, mas sua visão es­tendia-se ao futuro, e ao que ocorreria nesses últimos dias". Letter 132 (1898). Mensagens Escolhidas, Livro 3, pp. 419-420.
#20. "Nem um em vinte tem percepção dos largos passos que estamos dando no rumo da grande crise em nossa história". Review and Herald, vol. 2, p. 564.3, 26 de abril de 1892.
#21. "O mundo não deve ser introduzido na igreja, e associar-se com esta, formando um elo de união. Por esse meio a igreja se tornará verdadeiramente corrompida, e como declarado na Revelação, 'coito de toda ave imunda e aborrecível'" (Apocalipse 18:2). Testemunhos Para Ministros, p. 265.7.
#22. "João foi chamado para contemplar um povo distinto daqueles que adoram a besta ou sua imagem por observarem o primeiro dia da semana. A observância deste dia é a marca da besta". Testemunhos Para Mi­nistros, p. 133.3.
#23. "Foi por associar-se com idólatras e unir-se em suas festividades que os hebreus foram levados a transgredir a lei de Deus, e acarretar os Seus juízos sobre a nação. Assim, agora é por levarem os seguidores de Cristo a associação com os ímpios e a se unirem-se em suas diversões, que Satanás tem maior êxito em atraí-los ao pecado. . . . Deus requer de Seu povo agora tão grande distinção com o mundo, em costumes, hábitos, e princípios, quanto requereu de Israel da antiguidade". Patriarcas e Profetas, p. 458.6.
"Não podeis afiliar-vos com o mundo sem vos tornardes participantes de seu espírito, sem tornar-vos culpados de traição contra o Senhor que vos adquiriu". Review and Herald, vol. 2, p. 231.3, 24 de julho de 1888.
#24 "Os fatos concernentes à real condição do professo povo de Deus falam mais alto do que sua pro­fissão, e tornam evidente que algum poder cortou o cabo que os ancora na Rocha Eterna, e que estão à deriva rumo ao mar aberto, sem mapa ou bússola". Review and Herald, vol. 2, p. 231.3, 24 de julho de 1888.
#25. "Nunca antes tive um coração tão opresso como desde que vi a apostasia de homens e mulheres que têm recebido grande luz, e uma abundância de evidência da verdade para este tempo. Isso me traz grande angústia de que eu poderia ser poupada, nestes dias finais da história terrena. Mas não tenho poder para mudar a obra sedutora do inimigo". Letter 266, 5 de agosto de 1906, p. 1. Manuscript Release # 454, p. 27.3.
#26. "Na batalha a ser desencadeada nos últimos dias estarão unidos, em oposição ao povo de Deus, todos os poderes corruptos que apostataram da aliança à lei de Jeová. Nessa guerra, o sábado do quarto manda­mento será o grande ponto de controvérsia. . ." Manuscript 24 (1891). S.D.A. Bible Commentary, vol. 7, p. 983.8.
#27. "O início desse tempo de angústia (PE. 33.8) aqui mencionado, não se refere ao tempo em que as pragas começarão a ser derramadas, mas a um breve período pouco antes que sejam derramadas, enquanto Cristo está no santuário". Primeiros Escritos, p. 85.7.
#28. "É requerido uma desesperada luta por aqueles que seriam fiéis para permanecerem firmes contra os enganos e abominações que se disfarçavam em vestes sacerdotais e se introduziram na igreja. . . . A doutrina da liberdade religiosa foi declarada heresia, e seus defensores odiados e proscritos". Spirit of Prophecy, vol.4, p. 46.3.
"Todos serão requeridos a prestarem obediência a decretos humanos em violação da lei divina. Aqueles que quiserem ser verazes a Deus e ao dever serão ameaçados, denunciados, e proscritos. Eles serão 'traídos tanto por pais, e irmãos, e parentes, e amigos'". Testimonies, vol. 5, p. 473.3.
#29. "Tal como os judeus se afastaram de Deus, e falharam em tornar a justiça de Cristo (a mensagem do terceiro anjo) sua própria, o sábado perdeu o seu significado para eles". O Desejado de Todas as Nações, p. 283.
#30. "Satanás toma o controle de toda mente que não esteja decididamente sob o controle do Espírito de Deus. Alguns têm cultivado o ódio contra os homens aos quais Deus comissionou para levarem uma mensagem especial ao mundo. Eles começaram essa obra satânica em Mineápolis. Posteriormente, quando viram e sentiram a demonstração do Espírito Santo testificando que a mensagem era de Deus, odiaram-na ainda mais, porque era um testemunho contra eles. . . . Prosseguiram em seu próprio espírito, cheios de inveja, ciúme e más suspeitas, como haviam feito os judeus. Abriram os seus corações ao inimigo de Deus e do homem. Contudo, esses homens tinham estado mantendo posições de confiança, e tinham estado moldando a obra segundo sua própria semelhança, na medida em que o puderam". Testemunhos Para Ministros, pp. 79-80.
#31. "Não tendo recebido o amor da verdade, eles serão apanhados nos enganos do inimigo. . ."Tes­timonies, vol. 6, p. 401.1.
"Ao concluir esta narrativa, eu diria que estamos vivendo num tempo por demais solene. Na última visão que me foi dada, foi-me revelado o fato chocante de que apenas uma pequena porção daqueles que agora profes­sam a verdade serão santificados por ela e salvos. Muitos irão além da simplicidade da obra. Eles se conformarão com o mundo, acariciarão ídolos, e se tornarão espiritualmente mortos. Os seguidores de Jesus humildes e domi­nados por renúncia própria avançarão para a perfeição, deixando atrás de si os indiferentes e amantes do mundo.
"Foi-me apontado o antigo Israel. Somente dois dos adultos no vasto grupo que deixou o Egito entrou na terra de Canaã. Seus corpos mortos foram espalhados pelo deserto devido a suas transgressões. O moderno Israel corre maior perigo de se esquecer de Deus e ser levado à idolatria do que o Seu antigo povo. Muitos ídolos são adorados, mesmo por professos observadores do sábado. Deus especialmente instou o Seu antigo povo a guardar-se contra a idolatria, pois se se desviassem para longe de servirem o Deus vivente, Sua maldição lhes sobreviria, enquanto eles O amariam com todo o coração, com toda sua alma, e com todo o seu poder, Ele os abençoaria abundantemente na colheita e nas provisões, e removeria a doença de seu meio.
"Uma bênção ou uma maldição estão agora perante o povo de Deus--uma bênção se saírem do mundo e se separarem, e caminharem pela vereda da humilde obediência; e uma maldição se se unirem aos idólatras, se espezinharem os elevados reclamos do Céu. Os pecados e iniquidades do Israel rebelde estão registados e o qua­dro nos é apresentado como uma advertência de que se imitamos o seu exemplo de transgressão e nos desviamos de Deus, fracassaremos tão seguramente quanto eles o fizeram. 'Todas essas coisas lhes aconteceram como exem­plos: e estão escritas para a nossa admoestação, àqueles cujo fim do mundo é chegado'". Testimonies, vol. 1, pp. 608-609.

Nenhum comentário: