segunda-feira, 2 de março de 2009

Considerações Iniciais

O santuário era simbólico e temporário, pois não há redenção entre o sangue de animais e o perdão dos pecados. Mas era a sombra de coisas que haveriam de vir. Corretamente compreendido, levava os homens em direção a Deus. Ensinava a maior de todas as lições, pecado gera morte, assim, apresentava a necessidade da reconciliação, da importância da lei, da santidade de Deus, de seu grande amor.
Durante muito tempo o santuário passou a ser o tema do círculo de conversas dos israelitas, pois era um local onde o povo vinha confessar, sacrificar, festejar, pedir perdão ou apresentar crianças. O tema do santuário estava para Israel como a Bíblia está para o cristianismo.
Era uma nação que vivia envolvida ao redor de uma tenda no meio do deserto.
Em essência, a razão de ser do templo terrestre terminou na morte de Cristo; teologicamente, já não exercia qualquer função ou não haviam mais necessidades de tais oferecimentos de sacrifícios.
Em relação a IASD, já dizia C. M. Maxwell "A doutrina do santuário está relacionada a tudo mais que os adventistas crêem". Embora o tema neste site tenha sua origem na mente de um grupo de teólogos, o tema sendo bastante abrangente pode ser utilizado e desfrutado por qualquer Instituição Religiosa.
É muito interessante o que o Dr. Alberto Timm faz quanto as dimensões temporais do santuário:
1. Dimensão passada - quando esclarece o passado do movimento adventista.2. Dimensão presente - quando mostra qual é nossa presente posição, evitando assim a apostasia.3. Dimensão futura - quando nos dá certeza de um glorioso futuro.
De acordo com estudos sociológicos, a religião surge para mudar a sociedade, mas com o passar do tempo acaba sendo absorvida pela mesma. Lembremos que a religião bíblica perdeu a sua identidade, entendemos que na reforma o que foi restaurado foi a verdade do Sacrifício de Jesus, para o movimento do advento o que foi restaurado foi a verdade do Sacerdócio de Jesus.
Sugerimos pesquisar neste site em todos os itens para encontrar respostas tão somente à suas prováveis e existentes inquietações, mas para deleitar-se no vislumbre do amor de Deus.
Se alguém pensa não ser possível elevar-se espiritualmente estudando um tema como esse, está muito enganado. Somos prova viva de que esse tema é por demais edificante, pois nenhum outro trouxeram-nos mais crescimento na fé, mais amadurecimento cristão que o tema do santuário.

Nenhum comentário: