quinta-feira, 9 de abril de 2009

DEUS Só Tem Uma Igreja...

A Esposa do Cordeiro

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.” Mateus 7: 13 (Aproveite, leia também os versos 21-23).

O CAMINHO DA ESPOSA DO CORDEIRO É MUITO ESTREITO

CAMINHO ESTREITO CAMINHO LARGO
Obediência à Lei de Deus – Êxo. 20: 1-17 Abolida
Santificação do Sábado – Êxo. 20: 8-11 Domingo
– Mat. 24: 20
Reforma de Saúde – Lev. 11. Deut. 14 Sem Restrição

ABDICAÇÃO DE:
Café, Coca-Cola, Pepsi-Cola
Carne, Lingüiça, e Gordura de
Porco, Mortadela, Salame, Sem Restrição
Presunto, Carré, Siri, Camarão,
Lagosta, Caranguejo, Mexilhão-LV 11
Pimenta, Picles – I Cor 3:16-17
Indumentárias Inconvenientes Sem Restrição
Brincos, Broches, Cordões
Pulseiras, Anéis
Jogos de Azar, Loterias
Dama, Xadrez, Jogos de Baralho
Esmalte, Batons
Cinema, Teatro, Boate, Bailes
Música Pop, Rock, Reggae, Funk Sem Restrição

O ideal de Deus, acima de tudo, é que tenhamos boa saúde. Por isso, irmãos, matemos a sede com água pura ou suco natural de frutas. Fora com os refrigerantes, as anilinas, açúcares refinados, aromatizantes e outras drogas artificiais. Comamos só o que preservará nosso vigor e vivamos na pureza de um testemunho fiel.

"Meu irmão, levantai-vos, eu vos rogo, e deixai que a obra do Espírito de Deus se aprofunde além da superfície; que ela atinja as profundezas da fonte de cada ação. O que se deseja é princípio, princípio firme e vigor de ação, tanto nas coisas espirituais como nas temporais. Falta fervor a vossos esforços. Oh, quantos estão baixos na escala da espiritualidade, porque não negam o próprio apetite! A energia nervosa do cérebro é obscurecida e quase paralisada pelo excesso no comer. Quando tais pessoas vão aos sábados à casa de Deus, são incapazes de manter os olhos abertos. Os mais ferventes apelos não conseguem despertar o seu intelecto inerte, insensível. A verdade pode ser apresentada com profundo sentimento, mas não desperta a sensibilidade moral, nem ilumina o entendimento. Têm tais pessoas procurado glorificar a Deus em todas as coisas? Testimonies, vol. 2, págs. 413 e 414."

No mundo existem mais de quatro mil religiões que se nomeiam pelo Nome de Cristo. Todas reivindicam serem cristãs, e apregoam que têm a Verdade, e que são igrejas de Deus. Reiteradas vezes já me perguntaram: Por que, se Deus é um só, existem tantas igrejas e denominações? Teremos que concluir: Ou Deus está equivocado, ou está equivocada a igreja. Certo porém é que Cristo de fato tem uma igreja na Terra, fiel e verdadeira.
“Sola Scriptura. Sola Scriptura”, dizia Lutero quando defendia a verdade que cria. Da mesma maneira digo-lhe: Só a Escritura Sagrada tem a resposta. Consultemo-la:
Efésios 4:4-5. I Timóteo 2:5. Atos 4: 12.
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação. Um só Senhor, uma só fé, um só batismo... um só Deus, e um só mediador... um só Salvador.”

Evidentemente, se existe um só Deus, um só Espírito, um só Cristo, um só Mediador, um só Salvador, uma só Esperança, um só corpo, uma só fé, um só batismo, um só Senhor, certo, lógico e racional é que haja também uma só igreja. Isso é um raciocínio coerente.

Ilustro o assunto para você: No mundo existem milhares de mulheres, mas, uma só é a esposa do irmão que está lendo este livro agora, sendo você casado, não é?! Da mesma maneira existem milhares de igrejas, com suas formas de doutrinas e liturgias, mas uma só é a esposa do Cordeiro – a igreja verdadeira, não esqueça. Ouça, que lindo:

Sofonias 3:12
“Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no Nome do Senhor.”

É clara a palavra profética. Deus deixaria apenas um povo (Sua igreja) e não quinhentos, mil, quatro mil povos, como vemos na atualidade.
O livro Cantares de Salomão, é chamado o livro do idílio. Idílio é uma relação de profundo e puro amor entre duas pessoas. Nele encontramos isso:

Cantares 6:8-9
“Sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número. Mas uma só é a minha pomba. A minha imaculada, a única de sua mãe, é a mais querida de aquela que a deu à luz; vendo-a, as filhas lhe chamarão bem-aventurada, as rainhas e as concubinas a louvarão.”
Observe o que diz a Bíblia: são muitas as rainhas e concubinas e sem número as virgens (isto é o paralelo entre as muitas igrejas e suas ramificações), “mas, UMA só é a Minha pomba”, afirma o Senhor, ou seja, a imaculada esposa do Cordeiro. Nestas palavras carinhosas, o pregador apresenta a relação de Cristo e Sua amada igreja.
Está, pois, claro, que a Bíblia garante ter Deus apenas um povo, uma só igreja. E o apóstolo Paulo, por sua vez, estabelece outro paralelismo entre a igreja e Cristo, e a mulher e o marido, veja:

Efésios 5:22-25, 32
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja; sendo Ele próprio o Salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a Sua igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela... Grande é este mistério: digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.”

A narrativa demonstra o cuidado do esposo com sua esposa; deve amá-la, respeitá-la, zelar e cuidar dela, assim como Cristo amou e Se entregou por Sua igreja. Paulo evidencia com clareza que a analogia feita é para demonstrar que abordou a relação de Cristo com Sua igreja.
Pois bem, se o irmão é casado, sabe que ao se constituir um lar, entrar em união matrimonial, é preciso fazer um pacto diante do cartório, da igreja, do ministro, e solenemente há aquela troca de alianças, quando então um promete ao outro amor e fidelidade para todo o sempre. Qualquer pessoa casada firmou este pacto e ouviu as palavras: “O que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19: 6), porque este pacto deve ser eterno
Semelhantemente, ao desposar Jesus Sua igreja imaculada, o fez por sublime e eterno amor, e com ela firmou um pacto eterno, bem como deu-lhe uma “aliança”. Sim, irmão, a igreja de Deus também tem uma “aliança”, dada pelo Esposo Celestial. Ei-la:

Deuteronômio 4:12-13
“Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes, porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma. Então vos anunciou Ele a Sua aliança, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.”

Esta é a “aliança” eterna da igreja de Cristo, Sua esposa imaculada – os Dez Mandamentos. Deus a criou, confirmou, ratificou e garantiu:

Salmo 89:34
“Não violarei a Minha aliança, nem modificarei o que os Meus lábios proferiram.”

Portanto, é um pacto eterno, que será eternamente cumprido pelo Esposo Celestial. Será também cumprido pelo homem? Esta pergunta só você e eu podemos responder, mais ninguém. Deus garante não violar Sua aliança.
Bem, certamente você já ouviu alguém dizer que Cristo veio alterar, revogar, quebrar, modificar esta eterna aliança. Será isso verdade? Não! A Bíblia, o prova, veja:

Mateus 5:17-18
“Não cuideis que vim destruir a Lei (aliança eterna) ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o Céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da Lei (aliança eterna), sem que tudo seja cumprido.”

Olhe para o Céu, meu querido irmão, pise no chão, se ainda estão no mesmo lugar, saiba, os Dez mandamentos permanecem, também, como a aliança eterna da Igreja do Cordeiro.
Cristo confirmou a perpetuidade, imutabilidade, durabilidade e santidade da Lei. Daí devemos compreender que a aliança de Deus com Sua igreja, é eterna e imutável, jamais poderá ser revogada.
Imagine você, meu irmão, sendo casado, tem uma única esposa, como é certo. Entrementes, surge outra mulher dizendo-se sua esposa e vai ao juiz cobrar os direitos de esposa. Certamente o Juiz pedirá a essa mulher seus documentos, e a certidão de casamento. Com certeza o Juiz pedirá a aliança do pacto feito no dia do casamento. Logicamente, se esta senhora não apresenta as credenciais exigidas, certamente ela perdeu o equilíbrio, e o Juiz dirá: é mentirosa!

A grande verdade bíblica, e que muitos cristãos não imaginam, é que o Juiz de toda a Terra, semelhantemente dirá aos que se encontram na mesma condição, palavras semelhantes, veja:

I João 2:3-4
“E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos, é MENTIROSO, e nele não está a verdade.”

Deus chamará em juízo aquela que se diz Sua igreja, que pretende ter a Verdade e se diz esposa do Cordeiro. E ele perguntará:

“ONDE ESTÁ MINHA ALIANÇA? TEM-NA GUARDADO?”

Dirá abertamente ser mentirosa, se tiver quebrado Sua aliança, os Dez Mandamentos. Ouça que palavra dura proferiu o Senhor Jesus – O Esposo Celestial:

Mateus 7:21-23
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos Céus. Muitos me dirão naquele dia (o dia da volta de Jesus): Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu Nome? Em Teu Nome não expulsamos demônios? E em Teu Nome não fizemos muitas maravilhas? E então Lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade.”

Amado irmão, isto é o mesmo que dizer o Senhor: Afastai-vos de Mim, vós que pretendeis ter a Verdade. Sim, dirá o Juiz de toda a Terra, chamando-a de igreja mentirosa.

Positivamente, relata a Bíblia, que somente existe uma esposa do Cordeiro, que é a única e verdadeira igreja; e as Escrituras são claras ao defini-la, assim:


Romanos 9:27
“Também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.”

O dicionário define remanescente como: Um resto. Simplificando, digo-lhe: Envolvendo o mundo, como a areia do mar, cristãos de milhares de igrejas, têm em suas mãos a Bíblia, pregam a Cristo, dizem amá-Lo, e creio nesta sinceridade, mas ninguém só por isso pode garantir o Céu.
A Bíblia assegura: “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mat. 20:16). Também declara que “os demônios crêem e estremecem” (Tiago 2:19). Portanto, o título de crente não pode assegurar-nos o paraíso.
Desta forma, sabendo que só o remanescente será salvo, assume para nós que, fazer parte dele, deve exigir alguma renúncia e clara decisão de nossa parte. É preciso esforço e determinação para compor o remanescente, sobretudo quando a própria Bíblia define quem é ele, veja:

Apocalipse 12:17
“E o dragão (Satanás) irou-se contra a mulher (igreja), e foi fazer guerra ao resto de sua semente (eis aí o remanescente), os que guardam os Mandamentos de Deus, e têm o Testemunho de Jesus Cristo.”

Apocalipse 14:12
“Aqui esta a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus (Aliança Eterna) e a fé de Jesus.”

Sim, irmão, o zelo e o amor me levam a dizer-lhe: Eis diante de você a esposa do Cordeiro, a única verdadeira igreja que tem a Sua “aliança”.
Quando Jesus voltar, Ele procurará a igreja que tem a fé, perseverança (em meio a perseguição e difamações), e guarda a Lei de Deus, isto é: Sua aliança eterna.

Meu amado, quando lhe disserem que outros mandamentos foram dados no lugar desta aliança eterna, duvide! Vá à Bíblia, compare com outros textos pois a Verdade aflorará para você, como a luz brilhante da aurora.

É meu dever mostrar-lhe os fatos da Bíblia que porventura você desconheça. Por isso, e por profundo amor e zelo por você, apelo: Verifique se sua igreja tem a aliança de Deus. Senão, atenda o conselho de Jesus: “...Sai dela, povo Meu...” Apoc. 18: 4.

Muitos afirmam: “Ninguém guarda os Dez Mandamentos”. E por isso, só por isso, nada fazem para guardar o Sábado. Há porém uma grande diferença entre os que estão no poder de Deus, esforçando-se por observá-lo, e os que não fazem nenhum esforço, porque decidiram que “ninguém o guarda”.

COMPROVE VOCÊ:
Se quer ser perfeito, “como vosso Pai que está no Céu” (Mat. 5:48), coloque sua vontade no altar de Deus. Suba ao Calvário com Cristo. Vá ao Getsêmani e contemple o Salvador sofrendo para não transgredir a vontade do Pai. Ouça-O: “Pai, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.” Mateus 26:39.

2 comentários:

Leonardo Cezar disse...

Muito legal a sua colocação sobre o tema ,
entretanto talvez seja necessario o cuidado com determinadas
afirmações que se faz, uma delas é em relação a sua
posição sobre o caminho estreito, vc afirma coisas que devemos abidicar e sua base
biblica I Cor 3:16 e 17 não afirma sua colocação sobre o tema, isso me causa
preocupação principalmente se tratanto de alguem do meio Adventista.
Lagosta e Picles,entre poutros,sem o minimo fundamento bíblico.
Mais preocupante ainda é sua analise e critica aos produtos industrializados ,
voce deixa de contextualizar o leitor em seu cenario atual, vivemos em um mundo totalmente
movido pela industri e a maior dela é a de alimentos um bom exemplo disso é a soja que
comemos,que passa por todo um processo de plantio geneticamente modificado, e estou citando
aqui apenas um exemplo,outra exemplo mais absurdo,muito mais absurso,que voce utiliza é do
açucar refinado que é componente básico da alimentação de paises como o Brasil.Em relação
ao Xadres se torna inevitavel que antes de criticar voce deva no minimo apresentar seus
argumento para tal critica e isso voce não faz em nenhum momento, ou seja se o leitor do
seu Blog não tiver o minimo de conhecimento e gostar do jogo se verá em uma situação
no minimo desconfortavel, pois não é dado no texto nenhuma base biblica para tal
observação até porque a biblia nao faza NENHUMA indicação ao jogo, portanto acredito
ser de uma extrema ingenuidade que se escreva algo onde se esta apenas generalizando,
você coloca o Xadrez no mesmo nivel do Baralho como se fossem jogos parecidos, como se o
Xadrez fosse jogo de azar.Em relação ao resto das suas colocações estão corretas e com
base bíblica, mas em relação aos pontos do meu comentario acredito que você deveria se
contextualizar mais sobre os temas abordados por você e sobre o nosso cenario
antes de apontar observações sobre nosso modo de vida , e tomara que no seu proximo
comentario após suas observações voce dê uma solução viavel para uma grande parte de
Adventistas que se sustentam de doações da Adra e recebem todo mes,entre outras coisas,
açucar refinado , ou seja como voce critica aolgo que é fornecido pela própria
instituição da qual vc faz parte ?? faltou um minimo de contextualização e bom senso
mais parabens pela iniciativa.

Comentário de Leonardo Cezar , membro da IASD de Laranjeiras - SP.
E-mail: Leonardocm1@hotmail.com

Anônimo disse...

è complicado e triste ver que tem cristão que não aceita a voz de Deus como regra de fé... como somos tardios em aceitar o que Deus fala... Ele deixa claro para nós quais tipos de alimentos são benéficos para o ser humano, diz sobre a alimentação correta pq ELE é um pai amoroso, que se preocupa com seus filhos e quer o melhor par nós... quer falar conosco, e com uma alimentação deturpada fica quase impossivel ELE agir em nós, portanto quer comais, quer bebais ou façais outra coisa fazei tudo para a Glória de DEUS... Em pleno fim dos tempos questionar sobre se pode ou não gastar nosso tempo em jogos seja de "azar ou não" é colocar em risco a nossa salvação, vc não acha? É tempo de reforma e reavivamento espiritual para assim estar preparados para o tempo terrivel que se aproxima... Que DEUS abençoe o moderador deste site, vc é usado por DEUS para nos guiar nas fontes seguras para o CEU... que o ETERNO esteja com vc.