segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PODEMOS OU NÃO FAZER PARTE DE SOCIEDADES SECRETAS?

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? II Coríntios 6:14

Introdução: A recomendação do Senhor, "Não vos prendais a um jugo desigual com os infieis", (II Cor. 6:14) não se refere apenas ao casamento dos cristãos com os infiéis, mas a todas as alianças em que as partes são postas em íntima associação, e na qual é necessário harmonia de espírito e de oração. ... Evangelismo pág. 618. Mas vem a pergunta: E quanto as sociedades secretas, podemos fazer parte delas ou não? Com humildade de espírito vamos mais uma vez estudar o assunto.

Quando aceitamos Cristo como nosso Redentor, aceitamos a condição de tornar-nos coobreiros de Deus. Fizemos com Ele um concerto de ser totalmente pelo Senhor; como fiéis mordomos da graça de Cristo, para trabalhar pela edificação de Seu reino no mundo. Todo seguidor de Cristo está comprometido a consagrar todas as suas energias mentais, físicas e espirituais Àquele que pagou o resgate por nossa alma. Alistamo-nos para ser soldados, para entrar em serviço ativo, suportar provações, vergonha, injúria, para combater o combate da fé, seguindo o Capitão de nossa salvação.
Pergunto-vos, a vós, que achais prazer nessas associações, que gostais da reunião para condescendência com os ditos espirituosos e o divertimento e a festa: Levais porventura convosco a Jesus? Estais buscando salvar as almas de vossos companheiros? Será esse o objetivo de com eles vos associardes? Vêem e sentem eles acaso haver em vós um vivo revestimento do Espírito de Cristo? Manifesta-se serdes uma testemunha, pertencerdes a um povo particular, zeloso de boas obras? Manifesta-se que vossa vida é controlada pelos divinos preceitos: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento", e "Amarás o teu próximo como a ti mesmo"? ... Mat. 22:37 e 39. Evamgelismo pág. 619
Devemos empregar agora toda a capacidade que nos foi confiada, no sentido de transmitir para o mundo a grande mensagem de advertência. Nesta obra, cumpre-nos preservar a nossa individualidade. Não nos devemos associar a sociedades secretas nem a uniões trabalhistas. Devemos permanecer livres perante Deus, à espera constante de instruções de Cristo. Todos os nossos atos deverão ser exercido com a convicção da importância da obra a ser feita para Deus. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 115.
O mundo é um teatro; os atores, seus habitantes, estão-se preparando para desempenhar sua parte no último grande drama. Entre as grandes massas da humanidade não há união, a não ser quando os homens se alam para realizar seus propósitos egoístas. Deus está observando. Seus propósitos a respeito de Seus súditos rebeldes se cumprirão. O mundo não foi entregue às mãos dos homens, embora Deus esteja permitindo que os elementos de confusão e desordem dominem por algum tempo. Um poder de baixo está operando para desenvolver as últimas grandes cenas do drama, Satanás apresentando-se como Cristo e operando com todo o engano da injustiça naqueles que se estão unindo em sociedades secretas. Os que estão cedendo à paixão por confederar-se, estão executando os planos do inimigo. A causa será seguida pelo efeito. Maranata - Meditação Matinal pág. 136
Na revelação de Seus justos juízos, Deus dissolverá todas essas associações; e quando se assentar o juízo e os livros forem abertos, revelar-se-á o caráter dessemelhante ao de Cristo de toda a confederação. Aqueles que preferem unir-se com essas sociedades secretas estão rendendo homenagem a ídolos tão insensíveis e destituídos de poder de beneficiar e salvar a alma, como o são os ídolos dos hindus. Mensagens Escolhidas, Vol. II pág. 131
O cristão deve cortar todo laço que o ligue a essas sociedades secretas que não se acham sob o domínio de Deus. Eles não podem ser leais a essas organizações e leais a Deus. Ou essa ligação é cortada, ou lhes ficareis mais semelhantes, e em resultado, lhes ficareis mais plenamente unidos, e cortareis o laço que vos prende aos que amam e temem a Deus. O cristão abandonará essas coisas que são embaraço a sua espiritualidade, por maior que seja o sacrifício. Melhor é perder dinheiro, bens e a própria vida, do que pôr em risco os interesses vitais da alma. Mensagens Escolhidas, Vol. II pág. 132
Vós, que vos ligastes com essas sociedades secretas, estais confiando num bordão que se fará em pedaços; não confiais no Senhor Deus de Israel, buscando diligentemente saber Sua vontade e seguir em Seus caminhos? Quando inverteis dinheiro nessas organizações, agis na esperança de prover para o futuro. Tendes-lhes dado tempo e pensamento e trabalho e dinheiro, ao passo que a causa de Cristo tem sido negligenciada. Todo dólar pago a essas organizações é tão verdadeiramente desviado da causa de Deus como se fosse submerso no oceano. Não foi, porém, esse capital a vós confiado da parte de Deus para usar em Seu serviço, para salvação de vossos semelhantes? Invertê-lo naquilo em que não pode honrar a Deus ou beneficiar os homens, é estardes repetindo o pecado do servo negligente que escondeu o talento de seu Senhor na terra. Mensagens Escolhidas, Vol. II pág. 132 e 133
Muitos estão depositando seu tesouro nessas sociedades secretas, e não podemos ver que seu coração está ali? Por mais poderosas que sejam as provas da verdade, ela perde pouco a pouco seu brilho, perde sua força, o Céu se desvanece da mente, o eterno peso de glória, o dom de Deus para uma vida de obediência, afiguram-se assunto que não merece atenção ao compararem-se com os supostos proveitos a serem fruídos pelo ajuntar tesouros terrenos. Almas estão à míngua do pão e da água da vida; mas que é isso para aquele cujo coração está neste mundo? Muitos homens estão a dizer por suas ações, se não por palavras: "Não posso abandonar meu interesse nos tesouros do mundo, para assegurar o eterno. A vida futura é muito remota para que eu conte com ela. Prefiro os bens terrenos, e correrei o risco do futuro. Deus é bom e misericordioso." Negligente servo! Vossa parte será certamente indicada juntamente com os hipócritas e os incrédulos se continuardes a seguir essa direção. O fascínio da sala do clube, as ceias e os companheiros amantes do mundo, têm levado, como fez a festa de Belsazar, ao esquecimento de Deus, e a desonrar o Seu nome. Mensagens Escolhidas, Vol. II pág. 135
Agora, antes que chegue o tempo em que tenhais de prestar contas a Deus, insisto em que deis ouvidos a Sua palavra: "Ajuntai para vós" "tesouro nos Céus" (Mat. 6:20; Luc. 12:33), não em sociedades secretas. Considerai que há unicamente um Proprietário do Universo, e que todo homem, com seu tempo, intelecto, recursos, pertence Àquele que pagou o resgate da alma. Deus tem justo direito ao constante serviço e suprema afeição. A vontade de Deus, não vosso prazer, deve constituir vosso critério. E ainda que devais acumular menos rapidamente uma fortuna, estareis ajuntando um tesouro no Céu. Quem da igreja está resolvido a manter sua espiritualidade? Quem desenvolverá uma experiência que revele fervor cristão, perseverante energia? Quem, como Jesus, não fracassará nem ficará desanimado, não em agarrar meios para o serviço do próprio eu, mas em trabalhar juntamente com Deus?
Mensagens Escolhidas, Vol. II pág. 137
Expulso do Céu, Satanás estabeleceu o seu reino neste mundo, e desde aquele tempo tem lutado incansavelmente para afastar os seres humanos da lealdade a Deus. Usa o mesmo poder de que se serviu no Céu - a influência da mente sobre a mente. Os homens tornam-se tentadores dos semelhantes. Acariciam os fortes, corruptores sentimentos de Satanás, e exercem um poder dominante, coercivo. Sob a influência desses sentimentos, os homens ligam-se entre si, formando confederações, em sindicatos e em sociedades secretas. Há em operação no mundo forças que Deus não tolerará por muito tempo mais. Carta 114, 1903. Mente, Caráter e Personalidade, Vol. I pág. 28

Conclusão: Pessoas há que indagam se é direito cristãos pertencerem aos maçons e outras sociedades secretas. Que todos esses considerem os textos acima citados. Se somos cristãos na verdade, cumpre-nos sê-lo em toda parte, e é preciso considerar e atender o conselho dado para tornar-nos cristãos segundo a norma da Palavra de Deus. ... Evangelismo pág. 618


Nenhum comentário: