quinta-feira, 25 de agosto de 2011

COMO USAR OS ESCRITOS DE ELLEN WHITE

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16-17


Introdução: Os escritos de Ellen White são Inspirados por Deus. Porém, nem todos creem assim. Queremos explanar como usar de maneira adequada a agregar, somar. Como assim? Algumas vezes não podemos citar os Escritos Inspirados? NÃO! Mas deixe-me explicar pois não estou contra os Escritos de Ellen White.
Pergunto: Que livro do Espírito de Profecia você usa para convencer alguém que não acredita em Ellen White? Resposta: Nenhum. Porque? Porque os Escritos de Ellen White não são para os não-adventistas e sim para os adventistas. A Palavra de Deus diz:

De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 1 Coríntios 14:22
Ou seja, a profecia é para os que já estudaram e entenderam os Escritos Inspirados. Por muito tempo a Igreja Adventista do Sétimo Dia não escreveu nada no campo teológico, não publicou livros de teologia porque talvez tinha receio, já que ela tinha os Escritos Inspirados. Isto está mudando e cada dia mais os teólogos da nossa igreja tem estudado e publicado suas pesquisas. Mas mesmo assim os livros teológicos usados hoje nos Seminários Teológicos da Igreja Adventista do Sétimo Dia na sua maioria não são de autores da nossa igreja, mas de autores de outras igrejas. Isto prova algumas coisas:
1º Deus não veio salvar os Adventistas apenas, mas sim a todo o que crê em Jesus Cristo e o aceita como Rei, Senhor e Salvador.
2º Há muita luz, bastante conhecimento teológico fora da Igreja Advenstista. Tanto que usamos vários livros de autores não-adventistas, como já citado.
3º Muitos tem orgulho de serem adventistas mas não fazem uso deste privilégio e não usam a luz que tem; alguns como Jesus citou, mesmo conhecendo tanto se perderão, darão lugar a sinceras pessoas que são de outras denominações. Mas quero que você continue lendo para ver o que a própria Ellen White fala a respeito dos seus Escritos.
Alguns que são críticos logo dirão: Contra fatos não há argumentos! A igreja está corrompida! Está usando livros de outros autores, bebendo de outros fontes, etc... Não cumprem Mateus 7:1, apontam e criticam. Eu oro por estes pois estão em caminhos completamente errados. Esquecem que o Senhor abençoa e derrama o Espírito Santo e o dom de escrever e receber instruções a quem Ele bem quer, como nos diz Joel 2:28-29 e temos visto isto muito bem. É certo também que nem todos os autores que escrevem sobre teologia entendam o que isto quer dizer, ou seja, não há lógica, estão errados nos seus conceitos e escrevem um monte de absurdos. Mas tem aqueles que são agraciados por Deus e são usados pelo Espírito Santo.
Não estou dizendo que não devemos ler os Escritos Inspirados, pelo contrário, devemos não somente ler mas estudar a cada dia, meditar e aplicar os conselhos de Deus em nossa vida. Mas nós temos que estudar a Bíblia, ela é a Revelação de Deus para nós, e se queremos mostrar Jesus para as pessoas nós temos que:
1º Viver os ensinos de Deus, ser testemunhas vivas;
2º Conhecer intimamente a Palavra de Deus e Seu Autor;

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15
Quando cumprirmos isso com certeza daremos um testemhunho vivo de quem servimos e voltaremos a ser o Povo da Bíblia, abriremos perante o povo a Palavra de Deus e muitos a aceitarão.
Que o Senhor te abençoe e te ilumine em mais este estudo e que você ore pedindo orientações ao Espírito Santo para entender a usar os Escritos Inspirados de maneira adequada.


A Primazia da Palavra
Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos "últimos dias"; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios. Primeiros Escritos, pág. 78.

Não Para Tomar o Lugar da Palavra
O Senhor deseja que estudeis a Bíblia. Ele não deu alguma luz adicional para tomar o lugar de Sua Palavra. Esta luz deve conduzir as mentes confusas a Sua Palavra, a qual, se for comida e assimilada, é como o sangue que dá vida à alma. Então serão vistas boas obras como luz brilhando nas trevas. Carta 130, 1901.

Obter Provas da Bíblia
No trabalho público não torneis proeminente nem citeis o que a Irmã White tem escrito, como autoridade para apoiar vossas posições. Fazer isto não aumentará a fé nos testemunhos. Apresentai vossas provas, claras e simples, da Palavra de Deus. Um "Assim diz o Senhor" é o mais forte testemunho que podeis apresentar ao povo. Que ninguém seja instruído(a) a olhar para a Irmã White, e, sim, ao poderoso Deus, que dá instruções à Irmã White. Carta 11, 1894.

Primeiro os Princípios Bíblicos, Depois os Testemunhos
Meu primeiro dever é apresentar os princípios bíblicos. Então, a menos que tenha sido efetuada decidida e conscienciosa reforma por aqueles cujos casos me foram apresentados, preciso apelar pessoalmente para eles. Carta 69, 1896.

A Obra de Ellen G. White Não é Diferente da Obra dos Profetas Bíblicos
Nos tempos antigos, Deus falou aos homens pela boca de Seus profetas e apóstolos. Nestes dias Ele lhes fala por meio dos Testemunhos do Seu Espírito. Não houve ainda um tempo em que mais seriamente falasse ao Seu povo a respeito de Sua vontade e da conduta que este deve ter. Evangelismo, págs. 255 e 256.

A Bíblia e o Espírito de Profecia Têm o Mesmo Autor
O Espírito Santo é o autor das Escrituras e do Espírito de Profecia. Estes não devem ser torcidos e levados a indicar o que o homem quer que indiquem, para cumprir as idéias e os sentimentos do homem, para levar avante os seus desígnios sob todos os riscos. Carta 92, 1900.

Relação dos Escritos de Ellen G. White - Luz Menor - Para com a Bíblia - Luz Maior
Pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior. Review and Herald, 20 de janeiro de 1903. (Citado em O Colportor-Evangelista, pág. 125.)

Provado Pela Bíblia
O Espírito não foi dado - nem nunca o poderia ser - a fim de sobrepor-Se à Escritura; pois esta explicitamente declara ser ela mesma a norma pela qual todo ensino e experiência devem ser aferidos. ... Isaías declara: "À Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva." Isa. 8:20. O Grande Conflito, pág. VII.

Não Para Proporcionar Nova Luz
O irmão J. procura confundir os espíritos, esforçando-se por fazer parecer que a luz que Deus nos concedeu por meio dos Testemunhos constitui um acréscimo à Palavra de Deus, mas com isto apresenta os fatos sob uma luz falsa. Deus escolheu chamar por este meio a atenção de Seu povo para a Sua Palavra, a fim de conceder-lhes uma compreensão mais perfeita da mesma.
A Palavra de Deus é suficiente para iluminar o espírito mais obscurecido, e pode ser compreendida de todo o que sinceramente deseja entendê-la. Mas, não obstante isto, alguns que dizem fazer da Palavra de Deus o objeto de seus estudos, são encontrados vivendo em oposição direta a alguns de seus mais claros ensinos. Daí, para que tanto homens como mulheres fiquem sem escusa, Deus dá testemunhos claros e decisivos, a fim de reconduzi-los à Sua Palavra, que negligenciaram seguir.
A Palavra de Deus está repleta de princípios gerais para a formação de hábitos corretos de vida, e os testemunhos, tanto gerais como individuais, visam chamar a sua atenção particularmente para esses princípios. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 279.

Testemunhos Para Trazer Lições Simples da Palavra
Nas Escrituras Deus expôs lições práticas para governar a vida e a conduta de todos; mas, conquanto Ele tenha dado minuciosas instruções a respeito de nosso caráter, conversação e conduta, em grande parte Suas lições são negligenciadas e desprezadas. Além das instruções em Sua Palavra, o Senhor tem concedido testemunhos especiais a Seu povo, não como uma nova revelação, mas para que possa apresentar-nos as claras lições de Sua Palavra, a fim de que sejam corrigidos os erros e indicado o caminho certo, para que toda alma fique sem escusa. Carta 63, 1893. (Ver Testimonies, vol. 5, pág. 665.)

Ellen White Foi Habilitada Para Definir Claramente a Verdade e o Erro
Naquele tempo [depois do desapontamento de 1844], erro após erro procurava forçar entrada entre nós; pastores e doutores introduziam novas doutrinas. Nós estudávamos as Escrituras com muita oração, e o Espírito Santo nos trazia ao espírito a verdade. Por vezes noites inteiras eram consagradas à pesquisa das Escrituras, a pedir fervorosamente a Deus Sua guia. Juntavam-se grupos de homens e mulheres pios, para esse fim. O poder de Deus vinha sobre mim, e eu era habilitada a definir claramente o que era a verdade e o que era erro.
Ao serem assim estabelecidos os pontos de nossa fé, nossos pés se colocavam sobre um firme fundamento. Aceitávamos a verdade ponto por ponto, sob a demonstração do Espírito Santo. Eu era arrebatada em visão, e eram-me feitas explanações. Foram-me dadas ilustrações de coisas celestiais, e do santuário, de modo que fomos colocados em posição onde a luz resplandecia sobre nós em raios claros e distintos. Obreiros Evangélicos, pág. 302.

Para Corrigir o Erro e Especificar a Verdade
Escrevi muita coisa no diário que tenho mantido em todas as minhas viagens, e deve ser apresentado ao povo se for essencial, mesmo que eu não escreva mais nenhuma linha. Desejo que apareça o que for considerado conveniente, pois o Senhor me deu muita luz que desejo que as pessoas tenham; porque há instruções que o Senhor me tem dado para Seu povo. É luz que eles devem ter, regra sobre regra, preceito sobre preceito, um pouco aqui, um pouco ali. Isto deve agora ser apresentado ao povo, porque foi dado para corrigir erros e para especificar o que é verdade. O Senhor revelou muitas coisas que indicam a verdade, dizendo portanto: "Este é o caminho, andai por ele." Carta 117, 1910.

Os Testemunhos Nunca Contradizem a Bíblia
A Bíblia deve ser o vosso conselheiro. Estudai-a e os Testemunhos que Deus tem dado; pois eles nunca contradizem Sua Palavra. Carta 106, 1907.
Se os Testemunhos não falarem de acordo com a Palavra de Deus, rejeitai-os. Cristo e Belial não se unem. Testimonies, vol. 5, pág. 691.

A Respeito de Citar a Irmã White
Como pode o Senhor abençoar os que manifestam o espírito de "não me importa", que os leva a andar em sentido oposto à luz que o Senhor lhes deu? Não solicito, porém, que acateis minhas palavras. Ponde a irmã White de lado. Não citeis outra vez as minhas palavras enquanto viverdes, até que possais obedecer à Bíblia. Quando fizerdes da Bíblia vosso alimento, vossa comida e vossa bebida, quando fizerdes de seus princípios os elementos de vosso caráter, conhecereis melhor como receber conselho de Deus. Enalteço a preciosa Palavra diante de vós neste dia. Não repitais o que eu declarei, afirmando: "A irmã White disse isto" e a irmã White disse aquilo". Descobri o que o Senhor Deus de Israel diz, e fazei então o que Ele ordena. Manuscrito 43, 1901. (De um discurso aos dirigentes de igreja na noite que antecedeu a abertura da Assembléia da Associação Geral de 1901.)

Conclusão: A própria Ellen White disse que seus Escritos são a Luz Menor que seguem a Luz Maior. Review and Herald, 20 de janeiro de 1903. Alguns não tem entendido isto. Mas é fácil e claro:
De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 1 Coríntios 14:22
Ou seja, a Bíblia é para todos, crentes, descrentes, ateus, evangélicos, pentecostais, etc..., mas os Escritos Inspirados são apenas para os adventistas, são conselhos para uma vida diferenciada, não excluída, diferenciada. Que o Senhor te abençoe ricamente. Se quiser deixar comentários, na medida do possível publicarei. Fique na paz.


Um comentário:

FábioDesign disse...

Gostei muito de grande enriquecimento espiritual, continue postando mais artigos. Deus lhe abençoe!