Compilado por Nilson Jones
Quando a Obra Será Finalizada?
"Quando tivermos sincera e inteira consagração ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento de Seu Espírito sem medida; isto, porém, não terá lugar enquanto a maior parte da igreja não estiver colaborando com Deus." – Evangelismo, pág. 699.
"A terceira mensagem angélica está-se avolumando em um alto clamor, e não deveis sentir na liberdade de negligenciar o presente dever e ainda nutrir a idéia de que algures, futuramente, sereis objetos de grande benção, quando, sem nenhum esforço de vossa parte, tiver um maravilhoso reavivamento. .... – Evangelismo, pág. 701.
O Nosso Dever
"Em sentido especial, os adventistas do sétimo dia foram postos no mundo como atalaias e portadores de luz. ... As mais solenes verdades já confiadas a mortais nos foram dadas, para as proclamarmos ao mundo. A proclamação dessas verdades deve ser nossa obra. O mundo precisa ser advertido. O povo de Deus deve ser fiel ao legado que lhe foi confiado." —Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 288
"A todos os povos e nações e tribos e línguas deve a verdade ser proclamada. Chegou o tempo de ser feito muito trabalho intensivo nas cidades e em todos os campos negligenciados e não trabalhados." - Evangelismo, pág. 59.
Segundo a afirmação da pena inspirada, a obra de publicação será uma das principais ferramentas usadas pelo "outro anjo" para iluminar toda a Terra com seu clamor. A Internet é hoje, sem dúvida, a forma mais fácil e rápida de disseminar rapidamente nossa literatura.
"É em grande parte através de nossas casas editoras que se há de efetuar a obra daquele outro anjo que desce do Céu com grande poder e ilumina a terra com sua glória." - C.E., 13
"Noite após noite permaneço perante o povo, dando positivo testemunho e empenhando-me com eles para que despertem por completo e assumam a tarefa de disseminar nossa literatura." - C.E., 23
"Mais de mil se converterão brevemente em um dia, a maioria dos quais reconhecerá haver sido primeiramente convencidos através da leitura de nossas publicações." —Evangelismo, pág. 693.
"As revistas e os livros são o meio de o Senhor manter a mensagem para esse tempo continuamente perante o povo. As publicações farão muito maior obra iluminando e confirmando almas na verdade, do a que pode ser cumprida unicamente pelo ministério da palavra. " Evangelismo, pág. 161
"As publicações distribuídas pelos missionários têm exercido sua influência; todavia, muitos que ficaram impressionados, foram impedidos de compreender completamente a verdade, ou de lhe prestar obediência. Agora os raios de luz penetram por toda parte, a verdade é vista em sua clareza, e os leais filhos de Deus cortam os liames que os têm retido. Laços de família, relações na igreja, são impotentes para os deter agora. A verdade é mais preciosa do que tudo mais. Apesar das forças arregimentadas contra a verdade, grande número se coloca ao lado do Senhor." —O Grande Conflito, pág. 612.
Vejamos o que diz a inspiração sobre a utilização de novos recursos, métodos e principalmente sobre a necessidade de organização e liderança em qualquer área de trabalho.
Novas oportunidades
"A maneira pela qual Deus usa os homens nem sempre e discernida, mas Ele o faz. Deus dotou os homens de talentos e capacidade inventiva, a fim de que seja efetuada a Sua grande obra em nosso mundo. As invenções da mente humana parecem proceder da humanidade, mas Deus esta atrás de tudo isso. Ele fez com que fossem inventados os rápidos meios de comunicação para o grande dia de Sua preparação. Fundamentos da Educação Crista pág 409.
"Nestes dias de viagens, as oportunidades de pôr-se em contacto com homens e mulheres de todas as classes e de muitas nacionalidades são muito maiores que nos dias de Israel. As vias de comunicação têm-se multiplicado aos milhares. Deus tem preparado maravilhosamente o caminho. A instrumentalidade da imprensa, com as suas múltiplas facilidades, acham-se ao nosso dispor. Bíblias e publicações em muitas línguas, apresentando a verdade para este tempo, acham-se ao nosso alcance, podendo ser rapidamente levadas a toda parte do mundo.
Cumpre-nos dar a última advertência de Deus aos homens, e que diligência deveria ser a nossa em estudar a Bíblia e nosso zelo em disseminar a luz! – Evangelismo, pág. 702
"Não deve haver regras fixas; nossa obra é progressiva, e deve haver oportunidade para métodos serem melhorados. Sob a direção, porém, do Espírito Santo, a unidade deve ser preservada e sê-lo-á."- Evangelismo, pág. 105.
"Não nos esqueçamos de que diferentes métodos devem ser empregados para salvar diferentes pessoas." – Review and Herald, 14 de abril de 1903
A Maior preocupação da irmã White deve ser também a de todos nós.
"Noite após noite não posso dormir por causa destas responsabilidades que sobre mim pesa em prol das cidades não advertidas. Noite após noite estou orando e buscando idear métodos pelos quais possamos ir a essas cidades e transmitir-lhes a mensagem de advertência. Ora, existe um mundo a ser advertido e salvo, e temos que ir ao Oriente, ao Norte e ao Sul, a trabalhar inteligentemente em favor do povo que está ao nosso redor. Ao empreendermos a obra, veremos a salvação de Deus. Virá incentivo." – Evangelismo, pág. 62
"Temos a mais solene e probante mensagem para proclamar ao mundo. Mas demasiado tempo se tem dedicado aos que já conhecem a verdade. Em lugar de gastar tempo com aqueles que já têm tido muitas oportunidades de conhecer a verdade, ide ao povo que nunca ouviu vossa mensagem." - Evangelismo, pág. 20
"Como um povo achamo-nos em perigo de proclamar a mensagem do terceiro anjo de maneira tão imprecisa que não impressione as pessoas. Dão-se importância a tantos outros interesses que a própria mensagem, que deveria ser proclamada com poder, torna-se sem eficácia e afônica." —Testimonies, vol. 6, pág. 60.
Da necessidade de Organização
"Requer-se agora trabalho diligente. Nesta crise, nenhum esforço incompleto será bem sucedido... Planos sábios têm que ser ideados, a fim de que esse trabalho seja feito com o melhor proveito possível. - Evangelismo, pág. 59.
"Não é questão de pouca monta o terem-nos sido revelados tão claramente os conselhos e planos de DEUS. Admirável privilégio é ser capaz de compreender a vontade de DEUS tal como é revelada na segura palavra dos profetas. Isto põe sobre nós pesada responsabilidade. DEUS espera que comuniquemos aos outros o conhecimento que nos deu. É Seu propósito que as instrumentalidades divinas e humanas se unam na proclamação da mensagem de advertência." - III TSM, 288.
"... Quando quer que se faça esforço especial num importante lugar, deve ser estabelecido um sistema de trabalho bem organizado..." - Evangelismo, pág. 107.
"É um pecado ser descuidado, sem ideal e indiferente em qualquer trabalho em que nos empenhemos, mas especialmente na obra de Deus. Cada empreendimento relacionado com Sua causa deve ser realizado com ordem, previsão e fervorosa oração." Evangelismo, pág. 94.
Como os erros acontecem?
"Será fácil cometer graves faltas, se o negócio não for considerado com inteligência e forte atenção. Conquanto o principiante ou aprendiz seja dinâmico, se não houver, nos vários departamentos, alguém que superintenda, alguma pessoa devidamente qualificada para seu trabalho então haverá falhas em muitos sentidos." – Evangelismo, pág. 94.
"É essencial trabalhar com ordem, seguindo um plano organizado e um alvo definido. Ninguém pode instruir devidamente a outros, a não ser que cuide que o trabalho a ser feito seja realizado sistematicamente e em ordem, de maneira que seja terminado no tempo próprio.
... Planos bem definidos devem ser francamente apresentados a todos os que tenham que ver com eles, e deve haver a certeza de que tenham sido compreendidos. Então, exigi que todos os que se encontram na direção dos vários departamentos cooperem na execução desses planos. Se esse certo e radical método for devidamente adotado e seguido com interesse e boa vontade, então se evitará muito trabalho feito sem qualquer objetivo definido, bem como muito atrito desnecessário. – Evangelismo, pág. 94.
"Lembrai-vos de que somos cooperadores de Deus. Deus é o agente todo-poderoso e eficaz. Seus servos são instrumentos Seus. Não devem trabalhar um contra o outro, cada um de acordo com suas próprias idéias. Devem trabalhar em harmonia, ajustando-se uns com os outros em bondade, cortesia e disciplina fraternal, em amor mútuo. Não deve haver crítica ferina, nem destruição do trabalho feito pelos outros. Juntos devem levar avante a obra." - Review and Herald, 11 de dezembro de 1900
"Os vários talentos que o Senhor confiou aos Seus servos são essenciais para a Sua obra. As diferentes partes da obra têm que ser ajustadas, parte por parte, a fim de formarem um todo completo. As partes de um edifício não são todas as mesmas; nem são elas feitas pelo mesmo processo. Os ramos da obra de Deus não são todos iguais, nem devem ser conduzidos exatamente do mesmo modo." - Evangelismo, pág. 103
Avançando pela Fé
"Não temos senão pequeno espaço de tempo no qual trabalhar para Deus. Nada deveria ser demasiado caro para ser sacrificado pela salvação do desgarrado e quebrantado rebanho de Jesus." —Primeiros Escritos, pág. 47.
... O Senhor quer façamos nossa luz brilhar diante dos homens para que o Seu Espírito Santo comunique a verdade aos sinceros de coração que a buscam. À medida que fizermos essa obra, veremos que os meios fluirão aos nossos tesouros, e teremos recursos com que prosseguir com o trabalho ainda mais amplo e de mais vasto alcance.
Não avançaremos pela fé, tal como tivéssemos milhares de dólares? Não possuímos nem a metade da fé necessária... Ao avançarmos, virão os recursos. Mas temos de avançar pela fé, confiantes no Senhor Deus de Israel." - Evangelismo, pág. 61.
... "Existe um receio de nos aventurarmos e correr riscos nesta grande obra, temendo que os gastos de recursos não produzirá resultados. Que acontecerá se os meios forem usados e não obstante não pudermos ver almas salvas por eles? Que ocorrerá se perdermos uma porção dos nossos meios? Melhor é trabalhar e permanecer em atividade do que nada fazer. Não sabeis o que prosperará: se isso ou aquilo. Evangelismo, pág. 62
Dividindo entre com os menos abastados
"Fui instruída de que a reforma é necessária em todos estes aspectos, a fim de que possa haver mais liberalidade entre nós. Há perigo constante de que mesmo os Adventistas do Sétimo Dia sejam vencidos pela ambição egoísta e queiram concentrar todos os meios e energias nos interesses de cuja direção estão à frente de modo especial. Há o perigo de que os homens permitam que um sentimento de ciúme se desperte em seu coração e de que eles se tornem invejosos de interesses tão importantes quanto os que dirigem. Os que experimentam a graça do cristianismo puro não podem olhar com indiferentismo a qualquer parte da obra na grande vinha do Senhor. Aqueles que estão verdadeiramente convertidos demonstrarão igual interesse pela obra em todas as partes da vinha e estarão prontos para ajudar onde quer que haja necessidade de auxílio."
"É o egoísmo que impede os homens de enviar auxílio aos lugares em que a obra de Deus não é tão próspera quanto as instituições sobre as quais eles mantém supervisão. Os que têm responsabilidades devem cuidadosamente buscar o bem-estar de cada ramo da causa e obra de Deus. Devem incentivar e manter os interesses dos outros campos, tanto quanto os interesses do seu próprio. Assim os laços da fraternidade seriam fortalecidos entre os membros da família de Deus na Terra e se fecharia a porta às rivalidades e aos ressentimentos mesquinhos que a posição e a prosperidade certamente despertarão, a não ser que a graça de Deus controle o coração" - Conselhos sobre Saúde e Instruções Para Obreiros Médicos-Missionários, 1ª edição, Casa Publicadora Brasileira, 1971, Pág. 310.
... "Não é correto que uns poucos lugares tenham todas as vantagens, ao passo que outros são negligenciados." - Evangelismo, pág. 60.
"Não permita Deus que haja grande dispêndio de meios em alguns lugares, sem considerarmos as necessidades dos muitos campos que pouco auxílio recebem. A abnegação da parte dos irmãos de localidades favorecidas, para que suficiente auxílio seja dado aos campos necessitados, ajudará a realizar uma obra que trará glória para Deus. Ninguém deve permitir que se erga alta torre de influência em uma localidade, enquanto outros lugares ficam ser evangelizados. Oxalá nossos sentidos sejam santificados e que aprendamos a aferir nossas idéias pela obra de Cristo." – Evangelismo, pág. 86.
Homens com coragem
"Há algumas mentes que não se desenvolvem com a obra, mas permitem a obra avançar à sua frente... Os que não discernem as crescentes exigências da obra nem se adaptam a elas, não devem estar a travar as rodas e assim impedindo o desenvolvimento de outros. – Evangelismo, pág. 104.
"Deus deseja homens que arrisquem qualquer coisa e todas as coisas para salvar almas. Os que não avançarem sem ver com clareza de si cada passo da estrada, não serão os homens indicados neste tempo para fazer avançar a obra de Deus... Deus exige homens de fibra, fé e esperança para trabalharem sem rodeios. " - Evangelismo, pág. 62 e 63
"A repreensão do Senhor estará sobre os que impeçam o caminho, para que não chegue ao povo mais clara luz. Uma grande obra tem de ser feita, e Deus vê que nossos dirigentes necessitam de maior luz, a fim de se unirem aos mensageiros que Ele envia para realizarem a obra que Ele intenta que se faça. O Senhor tem suscitado os mensageiros, e dotado-os de Seu Espírito, e tem dito: ‘Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.’ Ninguém corra o risco de interpor-se entre o povo e a mensagem do Céu. Essa mensagem há de chegar ao povo; e se não houvesse nenhuma voz entre os homens para a anunciar, as próprias pedras clamariam." — Obreiros Evangélicos, pág. 304.
Qual foi e qual será o resultado da inércia?
"Caso houvesse sido executado o propósito divino de transmitir ao mundo a mensagem de misericórdia, Cristo já teria vindo à Terra e os santos já teriam recebido as boas-vindas na cidade de Deus." —Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 72.
"Se todo soldado de Cristo houvesse cumprido seu dever, se todo atalaia nos muros de Sião houvesse dado à trombeta um sonido certo, o mundo poderia ter ouvido a mensagem de advertência. Mas a obra está com anos de atraso. Enquanto os homens têm dormido, Satanás se nos tem adiantado furtivamente." - III TSM, 294
Nenhum comentário:
Postar um comentário