terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CALÇA COMPRIDA PARA MULHERES É PECADO?

INTRODUÇÃO

Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus. Dt 22:5

A calça comprida nunca foi bem vista pelas regras de virtude e modéstia da igreja. As primeiras mulheres que ousaram vestir as calças jeans sofreram calúnias e em algumas igrejas exclusões. As mulheres tiveram liberdade de usá-la no trabalho, em reuniões sociais e atualmente até mesmo dentro da igreja.
O argumento bíblico era Deuteronômio 22:5 – “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus."e havia um agravante que o corpo da mulher ficava muito exposto. As calças jeans, naturalmente apertadas, deixam as formas femininas bem acentuadas aos olhos masculinos. A confusão estava armada. Por décadas a discussão se arrastou. Até hoje em igrejas tradicionais e interioranas, as calças não são permitidas, nem no convívio domiciliar das mulheres.
Mas recentes descobertas revelaram que as mulheres que se mantiveram fiéis a diretriz de suas igrejas foram premiadas.
Acontece que as calças geralmente são do tecido ‘brim’, um material muito grosso; para agravar mais ainda são muito justas. Isso favoreceu o surgimento de doenças ginecológicas, não necessariamente as DST. Foram evidenciadas vulvovaginites (infecções) principalmente por fungos.
As roupas íntimas de materiais sintéticos, preferidas por serem mais sensuais, as calças jeans apertadas e grossas, aumentam a temperatura dos genitais e causam um desequilíbrio na microbiota (microorganismos) favorecendo o crescimento de fungos.
Até em moças que não tinham uma vida sexual ativa as vaginites são um problema ginecológico corriqueiro causado pelo uso excessivo das calças em grande parte do dia. A rotina de sair cedo para trabalhar ou estudar e permanecer com calças apertadas durante 8 a 10 horas diárias, permanecendo sentadas e com pouco movimento foram um agravante extra.
Os problemas não são somente estes; com os órgãos reprodutores pressionados pelo modelito justo das calças, os ovários, trompas e útero recebem menos irrigação sanguínea e somatizam nos problemas de infertilidade junto com fatores como sedentarismo, estresse e promiscuidade.Os fungos desenvolvem vulvovaginite caracterizada por “queimação vaginal e prurido, dispareunia e um corrimento leitoso” (Henry, 1999). As mulheres casadas sentem desconforto nas relações sexuais e em estágios avançados da infecção, dor e ardência. A ida ao ginecologista para diagnóstico laboratorial e tratamento é a regra.
As saias e os vestidos, opostamente, permitem uma ventilação e irrigação melhor dos genitais. Mulheres que usam vestidos preservam melhor sua saúde sexual.
Essa questão envolvendo prejuízos para a saúde, coloca o assunto novamente em discussão. As orientações bíblicas sempre são sábias e de projeções inalcançáveis pelo homem; muitas das regras, conselhos e mandamentos bíblicos guardam bênçãos e motivos que só saberemos na eternidade os resultados. Alguns como estes das roupas femininas, temos a graça de saber ainda aqui na terra, e a quem interessar corrigir os hábitos a tempo.
Um trecho dos conselhos da mensageira do SENHOR sobre vestuário ajudam a colocar um ponto final na questão:
"Há ainda outra moda de vestir-se que é adotado por uma classe de pessoas chamadas reformadoras do vestuário.Imitam o sexo oposto, o mais possível. Usam casquete, calças, colete, casaco e botas, sendo esta a peça mais sensata do traje. Os que adotam e defendem esta moda, estão levando a chamada reforma do vestuário a extremos muito objetáveis. Confusão será o resultado. Alguns dos que adotam este traje podem estar corretos em seus pontos de vista gerais quanto à questão da saúde, e poderiam ser instrumentos na realização de muito maior soma de bem se não levassem a tais extremos a questão do vestuário.
Nessa moda de vestuário foi invertida a ordem de Deus, e desrespeitadas Suas direções especiais. Deut. 22:5: "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus." Esta moda de vestuário Deus não deseja que Seu povo adote. Não é traje modesto, e absolutamente não se adapta a mulheres modestas e humildes, que professam ser seguidoras de Cristo. As proibições de Deus são consideradas levianamente por todos os que advogam a remoção da diferença de vestuário entre homens e mulheres.
As posições extremas assumidas por alguns reformadores do vestuário sobre este assunto anulam sua influência.
Designava Deus que houvesse clara distinção entre o vestuário do homem e da mulher, e considerou a questão de bastante importância para dar direções explícitas a esse respeito; pois se ambos os sexos usassem o mesmo vestuário isto causaria confusão, e grande aumento de crime. Paulo pronunciaria uma repreensão, fosse ele vivo hoje, se contemplasse mulheres que professam piedade usando esta moda de vestuário."Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas.)" A massa dos professos cristãos desrespeita completamente os ensinos dos apóstolos, usando ouro, pérolas e vestuário dispendioso". Mensagens Escolhidas vol. II pág. 477

7 comentários:

Unknown disse...

Realmente irmão antigamente ouvia esse argumento na igreja de que poderia usar calça pra trabalhar ou em qq outra situação fora da igreja e saia ou vestido nos cultos. Achava isso hipocrisia, mas mesmo assim eu usava. Qdo há 5 anos li o texto que vc referiu em Testemunhos para Igreja vol. 1 e não restou nenhuma dúvida: não é para usar calça em nenhuma ocasião e Deus determinou até o tamanho da saia, no mesmo livro. A Reforma do vestuário faz parte das mudanças que temos que fazer. Que possamos viver em harmonia com a vontade de Deus. Jesus o abençoe. Andrea

Anônimo disse...

Que bom saber que ainda existe pessoas que não vivem dando desculpas para convencer as irmãs de que elas podem usar calças compridas de homens! Muito bom esse artigo. Quero ver qaul vai ser agora a desculpa, sim desculpa que os defensores da calça entre as mulheres vão dar, (não justificativa.)

DEUZELIO disse...

A PAZ DO SENHOR SEJA CONTIGO QUE DEUS OS ABENÇOE PELA CORAGEM DE FALAR O MUITAS NÃO GOSTAM.
INFELISMENTE AO ENTRAR EM MUITAS IGREJAS NOS DIAS DE HOJE VEMOS MUITAS QUE SE DIZEM SERVIR A DEUS ESTÃO DE CALÇAS COMPRIDAS DECOTES SAIAS E VESTIDOS MUITO CURTOS E COLADOS NO CORPO. BEM AS VEZES NÃO SE SABE QUEM SERVE A DEUS....JESUS ESTA VOLTANDO.

Anônimo disse...

só penso uma coisa. se o fato de usar calça calça comprida, trona-se as mulheres mais cristãs, acredito que o que importa é o coração e a vida q vc leva entre vc e DEUS, e nao o vestimento. Tem muita mulher de vestido, que é só aparencia, assim como tem muitas de calça que tb é so aparencia. Temos que atentar para a nossa vida com DEUS e nao a aparencia externa.

Anônimo disse...

Paz do Senhor
Olha eu sou da assembleia e uso calça, e tenho comigo que nada disso é pecado!!!
É melhor usar uma calça DECENTE do que usar uma saia apertada e beeem intecente!!
Uso com Decencia, e estou bem assim!!! Pq nós mulheres não podemos usar uma calça, feita pra nós, e temos que passar frio no inverno???
Em Deuteronômio 22.5 Diz: Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus.

* Mas Existem as calças pra homem e as calças pra mulher....
Esse verciculo (pra mim)trazendo pra os dias atuais, tem a intenção contra o homossexualismo!!!

E mais a biblia diz: não julgues pra não ser julgado!!!

E pra mim usar saia não é sinonimo de santidade!!!!!!!!!!!!
Se for, então nossos irmãos em cristo dos EUA ñ tem santidade!!!!

Bom cada um tem sua opinião!!! E todos devemse reipeitar!!!
Sara Elisa

Arlei Pinho Oliveira disse...

Louvado seja Deus pelo tão maravilhoso artigo! Que Deus o abençoe meu irmão.

Arlei Pinho Oliveira disse...

Deus seja louvado pelo tão maravilhoso artigo! Que Deus continue te abençoando meu irmão.