Introdução
Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. Mc 3:29
O Espírito Santo, o Representante de Cristo, é a terceira pessoa da Divindade. Ele é, além de Cristo, o maior de todos os dons de Deus ao homem; e através dEle, Cristo prometeu estar com Seus seguidores. João 14:16-18, 23; Mateus 28:19, 20; 1 João 3:24; 4:12, 13; Efésios 3:16, 17; Romanos 8:9-11.
Uma comparação entre Isaías 6:8-10 e Atos 28: 15-27 mostra que o Espírito Santo é uma parte distinta da Divindade. Isaías 48:16. Enquanto Cristo é nosso mediador perante o Pai (1 Timóteo 2:5), O Espírito Santo faz intercessão por nós trabalhando em nossos corações. Romanos 8:26 (cf. verso 34).
“Cristo, nosso Mediador, e o Espírito Santo estão constantemente intercedendo em favor do homem, mas o Espírito não pleiteia por nós como faz Cristo, que apresenta Seu sangue, derramado desde a fundação do mundo; o Espírito opera em nosso coração, extraindo dele orações e penitência, louvor e ações de graças. A gratidão que dimana de nossos lábios é resultado de tocar o Espírito as cordas da alma em santas memórias, despertando a música do coração.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 344.
O primeiro trabalho do Espírito Santo é convencer-nos do pecado e conduzir-nos a Cristo. João 16:8. Aceitando Cristo como nosso Salvador pessoal, rendemo-nos à influência e controle do Espírito Santo, que testifica de Cristo e produz arrependimento, conversão (novo nascimento ou regeneração), e santificação. Ele continua a guiar-nos em toda a verdade (obediência), e tornamo-nos participantes da natureza divina (2 Pedro 1:4), tendo o espírito de Cristo. João 15:26; 16:8; 3:5-8; Tito 3:5; 1 Coríntios 6:11; 2 Coríntios 3:18; Romanos 8:1, 2, 9, 14, 16; 2 Tessalonicenses 2:13; Gálatas 5:16, 25; João 16:13; 1 Coríntios 2:10-16.
Antes que uma pessoa possa receber o dom do Espírito Santo, deve possuir o fruto do Espírito Santo em sua vida. Gálatas 5:22-25; 1 Coríntios12:7-11.
Nossa união com Cristo através do Espírito Santo é a garantia (penhor) de nossa ressurreição.
A presença do Espírito Santo conosco é o princípio da vida eterna. Romanos 8:9-11 (cf João 11:25, 26; 1 João 4:13).
Personalidade
O Espírito Santo é frequentemente referido como um poder que procede do Pai e do Filho – um poder trabalhando nos seres humanos e através deles. Miquéias 3:8; Lucas 1:35; 4:14; 24:49; Atos 1:8; 1 Coríntios 2:4.
Ao mesmo tempo, entretanto, a Bíblia também se refere ao Espírito Santo como uma personalidade distinta. Exemplos:
1 – Não somente o Pai é Jeová, mas também o Filho e o Espírito Santo: Isaías 40:3 (Hebreus) (cf. Mateus 3:3); Isaías 6:8-11 (Hebreu) (cf. Atos 28:25-27).
2 – Ele é o consolador: João 14:26; 16:7.
3 – Ele ouve, fala, guia-nos e revela-nos os eventos futuros: João 16:13; Lucas 2:26.
4 – Ele adverte-nos das provas e aflições futuras: Atos 20:23; 21:11.
5 – Ele ensina-nos todas as coisas e traz as palavras de Cristo à nossa memória: João 14:26.
6 – Ele vem a nós com decretos e mandamentos: Atos 16:6; Atos 13:2.
7 – Ele dá as mensagens ao povo de Deus através dos profetas: 2 Pedro 1:21.
8 – Ele tem mente (Romanos 8:27), vontade (1 Coríntios 12:7-11), capacidade para amar (Romanos 15:30). Ele é susceptível de ser ofendido e entristecido (Efésios 4:30), alguém pode tentá-lO (Atos 5:9) e mentir-Lhe (Atos 5:3).
9 – Ele esquadrinha todas as coisas, mesmo “os segredos que se escondem na mente de Deus”: 1 Coríntios 2:10, 11.
10 – Ele glorifica Cristo como Cristo glorificou o Pai: João 16:14; 17:1.
11 – Ele faz intercessão por nós: Romanos 8:26.
12 – Ele refere-se a Si mesmo como um indivíduo, usando o pronome pessoal “Eu”: Atos 13:2.
“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos. Manuscrito 66, 1899. (De um sermão com estudantes da Escola de Avondale)” Evangelismo, pág. 616.
“O Espírito Santo... personifica a Cristo, contudo é uma personalidade distinta.”
Manuscript Releases, vol. 20, pág. 324.
“O Espírito Santo é um agente livre, independente e atuante.” Review and Herald, 5 de Maio de 1896.
O Espírito Santo partilha da onisciência e onipotência da Divindade
“O Pai, o Filho e o Espírito Santo, poderes infinitos e oniscientes, recebem os que verdadeiramente entram em relação de concerto com Deus.” The SDA Bible Commentary (E. G. White Comments), vol. 6, pág. 1075.
“[Cristo]Sabia... que a verdade armada com a onipotência do Santo Espírito seria vitoriosa na batalha contra o mal.” Atos dos Apóstolos, pág. 21.
“O Espírito Santo... Ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Divindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 671.
“Nossa santificação é obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” The SDA Bible Commentary (E. G. White Comments), vol. 7, pág. 908.
“O Pai, o Filho e o Espírito Santo, poderes infinitos e oniscientes, recebem os que verdadeiramente entram em relação de concerto com Deus. Estão presentes em cada batismo, para receber os candidatos que renunciaram ao mundo e receberam a Cristo no templo da alma. Esses candidatos entraram para a família de Deus, e os seus nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.” The SDA Bible Commentary (E. G. White Comments), vol. 6, pág. 1075.
“O Espírito Santo compõe todas as orações genuínas. Eu aprendi que em todas as minhas intercessões o Espírito intercede por mim e por todos os santos; mas as suas intercessões estão de acordo com a vontade de Deus, nunca contrária à sua vontade. ‘O Espírito também ajuda em nossas enfermidades;’ e o Espírito, sendo Deus, conhece a mente de Deus; por isso em todas as orações pelos enfermos e por outras necessidades, a vontade de Deus deve ser considerada. ‘Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.’ Se formos ensinados por Deus, de Deus, devemos orar em conformidade com a Sua vontade revelada, e em submissão à Sua vontade que não conhecemos. Devemos fazer a súplica segundo a vontade de Deus, confiando na palavra preciosa, crendo que Cristo não apenas Se deu aos Seus discípulos. O registro declara, ‘assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.’” Signs of the Times, 3 de Outubro de 1892
A natureza do Espírito Santo
Aqui entramos num assunto onde temos – como Moisés no deserto – de tirar os nossos sapatos. O Senhor diz-nos através da Sua serva: “Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o ‘Espírito de verdade, que procede do Pai’. João 15:26. Declara-se positivamente, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade, ‘não falará de Si mesmo’. João 16:13.
“A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro.” Atos dos Apóstolos, págs. 51, 52.
O Espírito Santo é frequentemente identificado como um poder que procede do Pai e do Filho – um poder trabalhando nos seres humanos e através deles. Miquéias 3:8; Lucas 1:35; 4:14; 24:49; Atos 1:8; 1 Coríntios 2:4.
Todavia a natureza do Espírito Santo mantém-se um mistério para nós. Devemos aceitar o seguinte conselho de Deuteronômio 29:29: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”
Função
“Pelo Espírito, o Salvador seria acessível a todos. Nesse sentido, estaria mais perto deles do que se não subisse ao alto.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 669.
“Cristo, nosso Mediador, e o Espírito Santo estão constantemente intercedendo em favor do homem, mas o Espírito não pleiteia por nós como faz Cristo, que apresenta Seu sangue, derramado desde a fundação do mundo; o Espírito opera em nosso coração, extraindo dele orações e penitência, louvor e ações de graças.” Mensagens Escolhidas vol. 1,pág. 344.
“Quando quer que alguém renuncie ao pecado, que é a transgressão da lei, sua vida é posta em harmonia com essa lei, caracterizando-se por perfeita obediência à mesma. Esta é a obra do Espírito Santo.” Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 389.
“Se os homens se dispuserem a ser moldados, haverá a santificação de todo o ser. O Espírito tomará as coisas de Deus e lhas gravará na alma. Por Seu poder o caminho da vida se tornará tão claro que ninguém o errará.” Atos dos Apóstolos, pág. 53.
Poder na Ressurreição
“Cristo tornou-Se uma mesma carne conosco, a fim de nos podermos tornar um espírito com Ele. É em virtude dessa união que havemos de ressurgir do sepulcro - não somente como manifestação do poder de Cristo, mas porque, mediante a fé, Sua vida se tornou nossa. Os que vêem a Cristo em Seu verdadeiro caráter, e O recebem no coração, têm vida eterna. É por meio do Espírito que Cristo habita em nós; e o Espírito de Deus, recebido no coração pela fé, é o princípio da vida eterna.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 388. Ler Romanos 8:11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário